Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO NO ATENDIMENTO

Governo contrata Hospital Santa Clara para retaguarda no atendimento a pacientes de Covid-19

Na coletiva, governador Helder Barbalho falou sobre os novos casos da doença no Pará e as ações mais recentes para conter o avanço da doença

Por Jackie Carrera (SECOM)
26/03/2020 22h40

A rede pública de saúde do Estado ganhou o reforço de mais 70 novos leitos, depois de o governador Helder Barbalho assinar, nesta quinta-feira (26), o contrato de locação do Hospital Santa Clara, que funciona no bairro do Marco, em Belém. O governador e o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, fizeram uma visita técnica às instalações da unidade, que está sendo reativada após passar por readequações. O Hospital Santa Clara é da rede particular, e ficou fechado após notificação da vigilância sanitária.Helder Barbalho (c) no ato de assinatura do contrato de locação do Hospital Santa Clara

O objetivo desta locação é usar, integralmente, o hospital para atender somente pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus, desafogando o fluxo de pacientes que precisarão de atendimento em unidades de referência, como os 11 hospitais regionais, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Universitário João de Barros Barreto e outras unidades da rede particular que disponibilizaram leitos.

“O paciente que está com baixa complexidade e foi atendido num hospital de referência será encaminhado para o ‘Santa Clara’. Por exemplo, aquele que já passou pelo tratamento semi-intensivo e precisa ir para um apartamento, um leito sem necessidade de maior intensividade, vai para o ‘Santa Clara’. Tudo isso é um reforço preventivo”, esclareceu o governador.O governador Helder Barbalho (d), o secretário Alberto Beltrame e o representante do Hospital Santa Clara durante a inspeção às instalações

A iniciativa do governo deixará um legado importante, após o período de enfrentamento à Covid-19, para a saúde do Estado, pois o contrato continuará em vigor mesmo após o término da pandemia no Pará. O perfil de atendimento do novo hospital ainda será definido, mas deve ser voltado para pediatria.

Parcerias – A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu, por meio de uma parceria com a empresa Natura, doações de materiais de higiene e proteção. Foram entregues e serão distribuídos pela Cruz Vermelha 3 mil sabonetes doados pela Natura. O Estado recebeu também 2.500 macacões impermeáveis da empresa Jari Celulose, que serão logo entregues aos hospitais para proteção dos profissionais de saúde.Helder Barbalho com representantes da Natura, empresa que doou sabonetes para ajudar na prevenção ao novo Coronavírus

Ainda dentro das ações de proteção, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Fábrica Esperança, que integra o programa de ressocialização de egressos do sistema prisional, produzirá 10 mil máscaras por dia. O material será usado por trabalhadores das áreas de saúde e segurança.Helder Barbalho e o representante da Jari Celulose na entrega dos macacões para profissionais de saúde

Boletim atualizado – No Pará, subiu para 13 o número de pessoas infectadas com o novo Coronavírus nesta quinta-feira. Em isolamento domiciliar, todos apresentam um quadro de saúde estável. Segundo o boletim divulgado pela Sespa, de ontem (25) para hoje (26) foram confirmados mais seis casos. Os dados atuais mostram que quatro municípios são focos de contágio: Belém (com sete pacientes), Ananindeua (4) e Castanhal (1), todos na Região Metropolitana de Belém, e Itaituba (1), no sudoeste paraense.

Na coletiva, Helder Barbalho atualizou o quadro da Covid-19 no Pará e anunciou outras medidas de enfrentamento à doençaNa entrevista coletiva concedida hoje à noite, o governador informou que os quatro pacientes de Ananindeua se conhecem e tiveram contato entre si, representando os três primeiros casos de transmissão local de Covid-19. “Uma mulher de 35 anos teve contato com o primeiro caso confirmado em Ananindeua. E o esposo, de 26 anos, pegou dela. Os dois tiveram contato com a mulher que foi o 6º caso confirmado no Estado, e que teve passagem por São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal”, pontuou Helder Barbalho.

Os dois casos no interior do Estado foram importados de Fortaleza (Ceará) e da Europa: Uma mulher de 24 anos, moradora de Itaituba, e outra de 47 anos, residente em Castanhal. Até hoje, são 13 confirmados, 441 descartados e 97 em análise.

Segundo o governador, “é natural que haja aumento do número de casos. Estamos fazendo todas as medidas preventivas para diminuir o número de pessoas contagiadas e o ciclo dessa crise”.

O governador Helder Barbalho e o secretário Alberto Beltrame na coletiva O secretário Alberto Beltrame ressaltou que a elaboração e a divulgação do boletim epidemiológico da Sespa seguem os protocolos do Ministério da Saúde, priorizando responsabilidade e transparência. “É importante transmitir informações claras, precisas e confiáveis. Temos que ter uniformidade e centralidade nas informações. Isso não é um campeonato de quem anuncia primeiro. A Sespa jamais libera dados sem checar antes, com ética e cuidado”, enfatizou o titular da Sespa.

O governador também anunciou a chegada, na noite de hoje, da equipe de profissionais que montará os quatro hospitais de campanha, com 720 leitos no total. O trabalho de instalação dos hospitais deve ser iniciado na próxima segunda-feira (30).

Fiscalização fluvial – Helder Barbalho informou que o Pará também está reforçando a fiscalização nas divisas e rios, por meio do Grupamento Aéreo (Graesp), para evitar descumprimento do decreto estadual que proíbe o transporte interestadual de passageiros.

“Vamos usar uma aeronave modelo Caravan e um helicóptero para monitorar as fronteiras, porque tivemos informações de que na região oeste do Estado embarcações vindas do Amazonas estariam descumprindo o decreto que determina a proibição de transporte coletivo de passageiros de outros estados para dentro do Pará”, disse Helder Barbalho.

Educação – A secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, voltou a participar da coletiva, orientando os alunos da rede estadual sobre o Programa ‘Todos em Casa pela Educação’, uma parceria com a Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa) e o Sistema Educacional Interativo (SEI). As videoaulas serão transmitidas a partir de segunda-feira (30), às 15h15, pela TV Cultura, e o conteúdo programático e outras atividades ficarão disponíveis pelo aplicativo “Rede Cultura”.

A secretária Elieth Braga mostrou como os alunos da rede pública vão poder usar os recursos virtuais“É uma ação inovadora e interativa. Os alunos poderão assistir às aulas, falar por mensagem com os professores e ainda postar selfies estudando em casa. O acesso às mídias é feito pelo aplicativo ‘Rede Cultura’. Estamos fazendo isso pra não haver prejuízo aos alunos com a suspensão das aulas”, reiterou a secretária.

Foi anunciado ainda que, a partir desta sexta-feira (27), deve começar a distribuição de cestas básicas para alunos de mais de mil escolas estaduais. O investimento é de R$ 69 milhões. A distribuição seguirá um calendário por escola para evitar aglomerações e a retirada dos alimentos em dia e horário inadequados. O calendário será divulgado pelo governo em veículos de comunicação e mídias sociais.