Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO

Laboratório Central do Pará está habilitado para diagnóstico específico da Covid-19

Após capacitação técnica, o Lacen vai absorver a demanda dos municípios e hospitais, acelerando a análise dos casos

Por Roberta Vilanova (SESPA)
20/03/2020 17h55

Técnica em Laboratório Gleissy Borges manuseia o termociclador, equipamento que analisa as amostras de vírus respiratóriosO Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) começou, na quinta-feira (19), a realizar o exame específico para diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV2). O Lacen-PA foi um dos 15 Laboratórios Centrais cujos técnicos participaram, nos últimos dias 17 e 18 de março de uma capacitação para uso do kit SARS-CoV-2, no Instituto Evandro Chagas (IEC),  em Belém, um dos Laboratórios de Referência para a Covid-19.

A representante do Lacen-PA foi a farmacêutica-bioquímica Ilvanete Almeida, que recebeu o certificado na última quinta-feira (18), no auditório do Centro Nacional de Primatas (Cenp) – instituição de pesquisa localizada em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Ilvanete Almeida informou que o treinamento, com teoria e prática, foi conduzido pelo Setor de Vírus Respiratórios da Seção de Virologia do IEC. “A partir de hoje, só o primeiro exame realizado pelo Lacen-PA precisará ser validado pelo IEC”, informou a farmacêutica, acrescentando que o Instituto Evandro Chagas continua sendo a referência, mas não mais absorvendo as demandas dos municípios e hospitais do Pará.Ilvanete Almeida, farmacêutica-bioquímica do Lacen, que participou da capacitação

Antes, o Lacen analisava o painel de vírus respiratórios. Se o resultado fosse negativo para todos, a amostra era enviada ao IEC para análise do novo Coronavírus. Agora, essa análise está sendo realizada pelo próprio Lacen-PA, especificamente pela Seção de Virologia 1 da Divisão de Biologia Médica, contando com uma equipe de 11 profissionais, sendo cinco farmacêuticos-bioquímicos e seis técnicos de laboratório.

“Nossa expectativa continua sendo dar respostas para os casos, minimizar o pânico, porque, na verdade, tem muita demanda que não tem critério e a gente precisa ir trabalhando no dia a dia para dar as respostas”, ressaltou Ilvanete Almeida.

Ela explicou ainda que a análise da amostra não demora. O que precisa de mais tempo são as etapas de processo antes do teste. “Além disso, a equipe não trabalha só com vírus respiratórios. Há outras demandas, como sarampo e arbovírus, e não podemos parar nenhuma”, acrescentou.

Avanço - Com a capacitação dos Laboratórios Centrais, o Ministério da Saúde pretende descentralizar e acelerar o diagnóstico laboratorial de Covid-19 em todo o Brasil. Segundo a diretora do IEC, Giselle Vianna, o treinamento permitiu que a instituição cumprisse uma das etapas do processo do plano de trabalho do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde. “Estamos ampliando a vigilância laboratorial para todo o País, fazendo com que os Lacens também possam processar, executar e emitir os laudos em relação ao diagnóstico do novo Coronavírus”, informou a diretora.

Giselle Vianna disse que o treinamento preparou os técnicos dos Lacens para o uso do novo kit de teste desenvolvido e fabricado pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “A partir deste momento, os Laboratórios Centrais vão incorporar essa ferramenta, e estão aptos a realizar análises para identificar a presença do novo Coronavírus”, afirmou.

Segundo a diretora do Instituto, os Laboratórios de Referência continuarão na retaguarda, dando todo o suporte necessário não só na geração de conhecimento dentro dos pilares da Vigilância e da Pesquisa Operacional, mas também, caso seja necessário, o esclarecimento de alguma situação inconclusiva. Os laboratórios, conforme sua área de abrangência, responderão oportunamente.

Rede Nacional - Em sua estada em Belém, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, informou que, a partir do Pará, o Ministério da Saúde iniciou o trabalho de automação da Rede Nacional de Laboratórios, com a instalação de equipamentos automatizados, que vão acelerar aos processos de análise laboratorial. “Colocaremos mais uma máquina para aumentar a capacidade de investigação laboratorial no Lacen-PA, liberando o IEC para atividades de apoio às demais unidades da Federação e países vizinhos, como Paraguai e Argentina, que têm pedido apoio ao Brasil”, disse o secretário.

“Apesar de a emergência ser tão preocupante para toda a sociedade, ela vai deixar legados importantes, entre os quais a capacidade laboratorial nacional, permitindo, assim, que os cidadãos possam saber sua condição de saúde de uma forma mais oportuna”, informou Wanderson Oliveira.

Apoio à rede privada - Em reunião com representantes dos hospitais privados, na quinta-feira (19), o diretor do Lacen-PA, Alberto Júnior, disse que, neste primeiro momento, além das amostras da rede pública de Saúde, o Lacen ficará responsável pela análise de amostras dos casos graves atendidos na rede privada, e os demais casos ficarão sob a responsabilidade dos próprios hospitais, conforme a Resolução 453 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que prevê que os planos de saúde devem viabilizar o exame laboratorial dos pacientes com suspeita de Covid-19. “Para a coleta da amostra, o hospital deverá acionar a Vigilância Municipal”, explicou, ressaltando que devem ser respeitados os critérios de caso suspeito preconizados pelo Ministério da Saúde.

Essa medida foi adotada porque o governo do Estado sabe que nem todos os hospitais da rede privada têm condições de viabilizar o exame específico de Covid-19, e os dados são fundamentais para a Vigilância Epidemiológica.

Alberto Júnior ressaltou, ainda, que até o momento 80% das amostras recebidas pelo Lacen-PA vieram da rede privada, e a maioria não se enquadrava como caso suspeito de Covid-19. “É fundamental respeitar os critérios, para que não haja desperdício de material para exame, e não falte mais tarde se o número de casos aumentar no Estado”, alertou.

O diretor do Lacen-PA também ofereceu aos hospitais capacitação de profissionais para coleta de amostras de casos suspeitos de Covid-19 e outros vírus respiratórios.