Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

Hospital de Clínicas estabelece novas regras para usuários e serviços

As medidas, que restringem visitas e acompanhantes com mais de 60 anos, adequam a instituição à prevenção da Covid-19

Por Felipe Gillet (HC)
20/03/2020 17h20

Diante da pandemia de Covid-19, a direção da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) estabeleceu, temporariamente, novas regras gerais para acesso do público e funcionamento de serviços, que entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (23). As alterações, no entanto, não afetam as emergências de psiquiatria e cardiologia, que continuam abertas e funcionando normalmente.

As alterações no HC não afetam as emergências de psiquiatria e cardiologia, que continuam abertasSerá permitida a entrada de apenas um acompanhante para pacientes psiquiátricos, idosos (mais de 60 anos), crianças e adolescentes (menores de 18 anos), e para quem necessita de auxílio ou possui alguma incapacidade. Não será permitida a entrada de pessoas com mais de 60 anos e menores de 18 como acompanhantes de pacientes.

As visitas às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram reduzidas para uma vez ao dia (só à tarde), e será permitida a entrada de um visitante. O boletim médico será feito à beira do leito. Por hora, as visitas estendidas e ampliadas estão suspensas. Nas enfermarias, as visitas foram suspensas e os pacientes terão direito a um acompanhante.

A FHCGV não integra a rede de atendimento de urgência, emergência e internações para avaliação e triagem dos casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus. Todos os pacientes atendidos com este perfil devem ser referenciados e regulados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para os hospitais de referência. O acesso dos usuários à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é o mesmo das especialidades de referência do Hospital de Clínicas - cardiologia, nefrologia e psiquiatria.

Oferta de leitos - Mesmo não fazendo parte da rede de referência estadual para atendimento da Covid-19, o HC já elaborou um plano de contingência para a oferta de leitos. Tendo em vista a necessidade de possível utilização de leitos para pacientes suspeitos ou confirmados com a doença, as cirurgias eletivas serão suspensas a partir da próxima segunda-feira, devendo ser remarcadas após 90 ou 120 dias.

Consultas, exames de laboratório e de imagem, e cirurgias ambulatoriais também serão suspensas ou reduzidas a partir do dia 23, com a presença nesses setores de um quantitativo mínimo para o atendimento de usuários que precisarem do hospital. Os atendimentos serão remarcados após 90 ou 120 dias. Casos excepcionais serão avaliados.