Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁGUA DE QUALIDADE

Cosanpa entrega sistema de abastecimento de água Beija-Flor, em Marituba

Melhoria vai beneficiar cerca de 40 mil moradores do município

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
20/03/2020 14h10

Na segunda-feira (23), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) irá entregar a ampliação do sistema de abastecimento de água na área do Beija-Flor, em Marituba, que irá beneficiar mais de 40 mil moradores do município. O projeto é de 2017 e chegou a ficar com as obras paradas, sendo retomadas em 2019.

“Este sistema irá funcionar com dois poços e mais um reserva, estação de tratamento com filtros e aeradores, reservatórios, todo automatizado. Quando assumi a gestão da Cosanpa, em junho de 2019, firmei o compromisso com o governador do Pará de que iríamos recuperar a Companhia, que estava abandonada. Estou muito feliz com a conclusão desta obra, porque é a indicação de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis.

O investimento foi de R$ 19,6 milhões e inclui a perfuração de dois poços de 270 metros de profundidade, revitalização de um poço existente com troca equipamentos, implantação de Estação de Tratamento de Água com quatro filtros e um aerador, reservatório com capacidade 1.500 metros cúbicos, casa de bombas com três elevatórias, reservatório elevado com 500 metros cúbicos de capacidade, instalação de 24 quilômetros de redes de distribuição de água, execução de 1.975 ligações domiciliares com higrômetros, implantação de macromedição, sistemas de automação e elétrico.

Antes da obra, a área era abastecida por um poço em situação precária. Além de expandir a rede para atender mais pessoas, o sistema contará com a estrutura de uma estação de tratamento para melhorar a quantidade e qualidade do abastecimento de água para os moradores do bairro Beija-Flor.