Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Familiares recebem máscaras e álcool em gel durante visitas nas unidades prisionais 

Segundo a Seap, medidas são necessárias para garantir a prevenção dos custodiados, familiares e servidores

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
19/03/2020 17h13

Ações adotadas pela Seap respeitam as normas dos Ministérios da Saúde e JustiçaNesta quinta-feira (19), cerca de 800 máscaras foram entregues para cinco unidades prisionais que receberam visitas familiares. A medida, assim como o uso de álcool em gel por todos os visitantes, permitiu que os mesmos conversassem, sem contato físico, com os membros familiares custodiados no sistema prisional paraense. 

Tais medidas obedecem o Protocolo de Atendimento ao Novo Coronavírus (2019-nCoV) na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), respeitando as normas dos Ministérios da Saúde e Justiça. Helena Costa, familiar de custodiada no Centro de Reeducação Feminino (CRF), aprovou as medidas tomadas pela secretaria. "Tudo que está sendo feito é muito bom porque as internas precisam estar protegidas", afirma. 

Segundo a diretora de Assistência Biopsicossocial da Seap, Sandra Costa, medidas essenciais foram necessárias para garantir a prevenção dos custodiados, familiares e servidores. "Fizemos uma intensa campanha de conscientização. Distribuímos máscaras cirúrgicas para os internos, familiares e servidores. Também fizemos a higienização com álcool em gel e demos orientações sobre os cuidados de higiene e prevenção", afirma. Para garantir o material de higiene pessoal, a Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI) fez um plano de ação emergencial. "Para garantia das visitas e pensando na proteção individual dos nossos servidores, tivemos que fazer uma compra, em tempo recorde, dos equipamentos de proteção individual", informa a diretora da DLPI, Kamila Costa. 

O uso de álcool em gel vem sendo feito por todos os visitantes, servidores e custodiadosPara a servidora e enfermeira Adriana Diniz, técnica em gestão penitenciária, as medidas preventivas adotadas pela Seap, frente à pandemia do Covid-19, são essenciais. No Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), os servidores estão orientados quanto às medidas de prevenção do Coronavírus. "Tanto servidores quanto internos estão sendo avaliados no setor de enfermagem e recebendo orientação e medicamentos para os sintomas apresentados. A princípio estamos identificando os casos de virose respiratória e fazendo o devido acompanhamento. Até o presente momento não há nenhum caso suspeito para a doença", afirma.

As visitas ocorrem em períodos estipulados, quinzenalmente, conforme calendário divulgado no site institucional da Seap. Até o momento, as visitas familiares acontecem normalmente, mas essa decisão pode mudar de acordo com os acontecimentos relacionados à saúde pública, tendo em vista que o protocolo é dinâmico, ou seja, passível de alterações. 

Caso algum visitante apresente sintomas de qualquer tipo de gripe, como febre, tosse e coriza, uma avaliação médica será feita pela equipe de saúde da casa penal e, somente, a partir dos critérios técnicos de avaliação, estará liberada ou não para visita. Além do Centro de Reeducação Feminino (CRF) e do Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), também receberam o material de proteção os Centros de Recuperação Penitenciário do Pará II e III (CRPP II e III) e a Central de Triagem Metropolitana III.