Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Santa Casa reúne equipe médica para o enfrentamento de possíveis casos de Covid-19

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
19/03/2020 14h16

A direção da Fundação Santa Casa do Pará reuniu com a sua equipe médica, nesta quinta-feira (19), para traçar os atendimentos a pacientes com suspeita de Covid-19 que venham para o hospital. A Santa Casa continuará com portas abertas para receber diretamente na maternidade as mulheres grávidas ou que necessitam de outros atendimentos obstétricos, assim como aquelas grávidas que apresentem sintomas suspeitos para a doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a direção do hospital, essas pacientes que passarão por avaliação e serão internadas (quando necessário) estarão dentro de um fluxo específico que priorizará a segurança dos pacientes e demais usuários dos serviços da instituição. Além da diferenciação dos fluxos de atendimento de grávidas com sintomas e sem sintomas de Covid-19, a Santa Casa vai estabelecer limites no número de visitantes. Nas UTI’s pediátrica e neonatal, apenas os acompanhantes poderão estar com os pacientes.

Bruno Carmona, presidente da Fundação, explanou sobre a necessidade do desafio que o momento tem e que os profissionais de saúde precisam enfrentar. Ele destacou que a Santa Casa está se preparando para vários cenários de recebimento de pacientes acometidos pelo coronavírus, tendo em vista que o hospital é uma das referências instituídas pelo Ministério das Saúde e pactuada com a Sespa. 

“Estamos nos preparando para fazer um atendimento dentro da normalidade possível. Para isso, precisamos contar com o apoio de todos. Penso que estamos por enfrentar o maior desafio de nossas vidas enquanto profissionais de saúde, servidores efetivos, cedidos, temporários, comissionados e terceirizados. E se o pior dos cenários se concretizar, a Santa Casa terá um dos maiores desafios ao longo de seus 370 anos de história. Mas que fique claro que, se agirmos de forma profícua, serena, objetiva e cordial, venceremos todas as batalhas diárias dessa guerra”. Bruno Carmona - presidente da Santa Casa.

Carmona em seu apelo aos profissionais de saúde do hospital diz. "Não seremos testados além daquilo que podemos suportar. Penso que devemos sim, clamar a Deus por misericórdia e devemos agir com sabedoria, aplicando o conhecimento técnico que possuímos em prol daqueles que precisarão de nós para sobreviver. Penso que todos os heróis anônimos que irão surgir terão sua recompensa humana e divina, nessa vida ou na próxima", encerrando sua fala de apelo aos médicos e enfermeiros para vencer a Covid-19.