Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO CORONAVÍRUS

Estudantes da rede pública recebem orientações para prevenir Covid-19

Ação na Escola Raimundo Vera Cruz esclareceu dúvidas, enfatizou cuidados e estimulou alunos a multiplicarem informações

Por Dayane Baía (ARCON)
16/03/2020 19h19

Alunos da Escola Raimundo Vera Cruz aprenderam a importância do álcool em gel na prevençãoAlunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, receberam nesta segunda-feira (16) orientações para prevenção contra a pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19. O objetivo é, além de reforçar as informações corretas entre os jovens, estimulá-los a serem multiplicadores em suas comunidades. O calendário escolar está mantido, de acordo com decreto assinado pelo governador Helder Barbalho.

Leonam dos Santos Corrêa, aluno do 3º ano, conta que soube da mudança no cotidiano das pessoas por um amigo que mora do outro lado do planeta, e logo ficou atento. “Fiquei preocupado. Ele me falou que no Japão isolaram tudo, fecharam as escolas, e quem estava com os sintomas deveria procurar leito hospitalar para não contaminar os outros”, contou o rapaz.O estudante Leonam dos Santos Corrêa falou sobre a rotina no Japão, informada por um amigo

A ação realizada na “Raimundo Vera Cruz” consistiu na exibição de um vídeo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), distribuição de panfleto e conversa conduzida por gestores da USE (Unidade Seduc na Escola) 12, que abrange os bairros Centro, Aurá e Distrito Industrial. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também participou com o Programa Saúde na Escola (PSE), que atende 340 escolas em todo o Estado desde 2019. “Trabalhamos com educação entre pares, conversando com o jovem para tirar as dúvidas que já têm de informação que sai na mídia”, informou Maria José Carvalho, assessora técnica na área de Enfermagem da Seduc, que atua na Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec).

Maria José Carvalho (e), assessora técnica da Seduc, na orientação aos estudantesCuidados - Lavar as mãos, ao menos a cada três horas; evitar beijos e abraços; limpar o celular e evitar compartilhar entre os colegas foram algumas das orientações repassadas no ambiente escolar. A conversa também abordou comportamentos em locais que os jovens costumam frequentar, como shoppings. Outro cuidado foi quanto à transmissão, via vaso sanitário. Para evitar a proliferação é importante manter a tampa abaixada para dar descarga, além de lavar as mãos antes e depois do uso.

Material informativo sobre os cuidados necessários foi distribuído aos alunos da escolaPara Dheniff Quaresma Carvalho as informações foram muito úteis para auxiliar na prevenção. “Temos que nos prevenir para que não haja contágio aqui no Pará - que ainda não teve nenhum caso confirmado. É bom passar nas escolas para que a gente também repasse em casa para nossos pais, e assim em diante”, disse, durante a dinâmica. Já Thalita Costa de Aviz fez uma demonstração do uso correto de álcool em gel. “Minha irmã trabalha na área da saúde e sempre nos ensinou como lavar as mãos e evitar passar no nariz e na boca. Sempre evitamos em casa, e virou um costume”, explicou Thalita Costa.

Envolvimento - A Seduc repassou ainda orientações para os professores compartilharem em sala de aula. Gestores também devem envolver os familiares - mas sem necessidade de convocar reuniões para evitar aglomerações. De acordo com o diretor Jayme Lobo, a Escola Raimundo Vera Cruz já tinha a cultura de prevenção. “A primeira etapa é reunir com os professores para que sejam disseminadores do conhecimento. Temos um grupo de pais no WhatsApp e colocamos as informações lá, e vídeos. A participação de todos é importante”, ressaltou o diretor.O diretor Jayme Lobo ressaltou que ″educação é a maior prevenção″

Outras ações de reforço foram desenvolvidas. “Colocamos cartazes, fizemos a higienização dos espaços, intensificamos o sabão nos banheiros. Só ainda não temos o álcool, mas estamos vendo fundos para a escola comprar. É uma união da comunidade, escola, professor, para lutar não só contra esse vírus, mas contra todas as intempéries. Acreditamos que a educação é a maior prevenção”, reforçou Jayme Lobo.

Ouça a matéria completa: