Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo entrega escola totalmente reconstruída para a população de Vigia

Durante cerimônia, governador anunciou mais investimentos para os moradores do município

Por Jackie Carrera (SECOM)
14/03/2020 15h29

Helder vistou as instalações da nova unidade de ensino ao lado da secretária de Educação do Estado, Elieth Braga"Hoje a gente vê que os alunos entram na escola e põem aquele sorriso no rosto quando percebem a mudança", contou Rosinaldo Oliveira, diretor da Escola Estadual Bertoldo Nunes, entregue totalmente reconstruída pelo governo do Estado, neste sábado (14), aos moradores de Vigia.

"A gente fica muito agradecido porque educação não se faz só com o lado pedagógico, mas também com um espaço digno. Isso é muito importante pra que a gente possa construir uma educação de qualidade e assim poder levantar nosso Ideb (Índice de Educação Básica)", complementou o diretor, destacando o investimento do Estado em serviços de reconstrução de escolas.

As obras foram realizadas pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que aumentou o número de salas de aula de 12 para 18. Hoje, a escola atende mais de 800 alunos.

"É um novo patamar de educação para o Estado. É o governo investindo amplamente no ensino e com essa entrega já são 31 escolas reconstruídas pelo governo" - Elieth Braga, secretária estadual de Educação.

Alunos agora podem usufruir de mais salas de aula, laboratórios, quadra e banheiros com acessibilidadeO espaço ganhou um bloco de laboratórios, com salas de leitura, informática e multidisciplinar, além de uma área de convivência estruturada, banheiros novos e com acessibilidade, e uma nova quadra poliesportiva.

"Mudou muita coisa. Antes, a escola estava destruída. Hoje não, acho que é a mais bonita de Vigia. Vamos ter um ensino melhor, os professores são ótimos e essas novas salas vão motivar mais ainda a gente" - Rômulo Costa, aluno do 3° Ano.

A entrega da Escola Bertoldo Costa contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, do deputado estadual Ozório Juvenil, da prefeita da cidade, Camille Vasconcelos, e outras autoridades locais. O governador visitou as instalações da unidade de ensino e assinou duas ordens de serviço, anunciando para população de Vigia mais investimentos e melhorias para a cidade.

Após a entrega da escola, Helder Barbalho assinou duas ordens de serviços para VigiaUma das ordens de serviço libera recursos na ordem de R$ 4,5 milhões para a drenagem e pavimentação asfáltica de áreas urbanas de Vigia. A outra, ainda no campo da educação, é o repasse de R$ 648.902,43 para a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Kennedy.

Para professora Miraneide Seabra, que também é mãe de uma aluna do terceiro ano da escola, todo o município fica feliz com o compromisso firmado pelo governo. "Isso ajuda não só os estudantes, mas toda a sociedade vigiense, porque daqui (das escolas) irão sair cidadãos formadores de opinião que terão seu papel social na cidade", disse.

Título – Durante a cerimônia, sob aplausos do público presente, a Câmara dos Vereadores de Vigia concedeu a Helder Barbalho o título de Cidadão Vigiense. Em nome da comunidade escolar, o professor Aeldo Ferreira também declamou uma poesia em homenagem ao chefe do Executivo do Pará. "O governador Helder Barbalho reverencia Beltoldo Nunes com esse momento histórico", leu.

A escola 'Bertoldo Nunes' tem esse nome em homenagem ao educador, político e jornalista vigiense que fez história no município como um dos principais personagens do movimento abolicionista no fim do século 19. A unidade de ensino é tradicional na cidade, tem 68 anos, e fica localizada na Avenida Barão de Guajará, no centro de Vigia.

O governador agradeceu os gestos e reconheceu a escola como uma importância singular. “Não é só um equipamento de ensino, é a história do município e essa cidade respira história, com seus mais de 400 anos", destacou Helder Barbalho.

"Quero parabenizar a Seduc por mais essa entrega e dizer ao povo de Vigia que continuaremos trabalhando, porque a presença de Estado se faz levando serviços para a população, e estamos nessa jornada por todo o Pará. Podem contar com a gente" - governador Helder Barablho.

Ouça a matéria completa: