Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Programa Primeiro Ofício encaminha novos jovens para o mercado de trabalho

Quinze aprendizes entre 18 e 24 anos farão parte do setor administrativo de uma companhia de mineração

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
13/03/2020 09h22

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), 15 jovens entre 18 e 24 anos, que farão parte do Programa Primeiro Ofício, lançado em setembro de 2019. A cerimônia de acolhida dos novos aprendizes contou com a presença dos familiares dos jovens, de membros da equipe técnica do programa e do secretário adjunto da Seaster, Miriquinho Batista.

Novos aprendizes farão parte do setor administrativo de uma companhia de mineraçãoOs novos aprendizes do programa farão parte do setor administrativo da companhia de mineração Serabi Gold, onde terão a oportunidade de vivenciar a primeira experiência no mercado de trabalho, e ao mesmo tempo, desenvolver o exercício da cidadania.

Os jovens contemplados pelo Primeiro Ofício são moradores da periferia de Belém, que enxergam no programa a possibilidade de transformar as suas vidas, como é o caso do jovem Jhonatan Wiliam, de 20 anos, morador do bairro da Sacramenta. “Eu estou muito ansioso, porque sempre busquei a minha independência. Agora, vou adquirir minha primeira experiência no currículo e isso vai me ajudar muito futuramente”, comemora, ao lembrar que sua carteira de trabalho será assinada pela primeira vez.

Desse modo, o programa pretende cada vez mais ser uma ferramenta de combate ao desemprego entre a população jovem paraense, além de promover a escolarização e a qualidade de vida. “É contado nos dedos, os jovens da minha localidade que conseguem uma oportunidade como essa, então eu percebo que esse programa veio para quebrar os padrões, pois quantos mais jovens dessas áreas alcançarem o mercado de trabalho formal, maior será a qualidade de vida deles”, completa Jhonatan.

Aprendizado e formação

Desde janeiro desse ano, o Governo do Estado vem dialogando com as empresas paraenses para firmar parcerias que incentivem a inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho, com o objetivo de criar um grande movimento em prol da formação e da oportunidade. “Nós enquanto Governo do Estado, em parceria com a empresa Serabi, acabamos de realizar o contrato desses jovens, que irão iniciar o curso de aprendizagem já na próxima semana. Esse foi um momento de acolhida e a partir de agora esses jovens fazem parte do Programa Primeiro Ofício. Nós estamos construindo diálogo e relação com todas as empresas do estado do Pará, então essa é mais uma empresa que aderiu ao Programa e já ofereceu vagas para a aprendizagem dos nossos jovens”, explica o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista.