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REINSERÇÃO

Internos do sistema penitenciário melhoram ambiente escolar para mais de 3 mil alunos

As ações são realizadas por meio do Projeto Conquistando a Liberdade em áreas atendidas pelo TerPaz

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
10/03/2020 19h45

O trabalho é um dos pilares das ações voltadas à ressocialização social promovidas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Com o Projeto Conquistando a Liberdade, a Diretoria de Reinserção Social (DRS) promoveu, de 2 a 6 de março, uma ação com custodiados do sistema penitenciário em três escolas da rede pública estadual na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Vinte internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi) realizaram serviços de revitalização, limpeza, capinação e retirada de entulho, para melhorar o ambiente escolar e proporcionar benefícios aos mais de 3 mil alunos das escolas Prof. Nagib Coelho Matni, no bairro Coqueiro, em Ananindeua; Cônego Batista Campos, na Cabanagem, e Santana Marques, no bairro da Marambaia, ambas em Belém, totalizando 4.655 m² de áreas recuperadas e revitalizadas nas três escolas.

O “Conquistando a Liberdade” chegou às escolas por meio do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, realizando ainda com os alunos, ao final das atividades, o Papo di Rocha, uma roda de conversa que conta com depoimento de um interno, e objetiva prevenir a entrada de jovens na criminalidade, por meio da conscientização e da cultura da não violência.Na programação Papo di Rocha um detento relata aos alunos suas experiências

Oportunidade - “A perspectiva do Governo do Estado é da reinserção social como missão institucional, seja por educação prisional, seja por trabalho prisional. Trabalhamos para que todos tenham a oportunidade de trabalhar, estudar e mostrar que desejam uma mudança de vida”, disse Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Seap.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, a Seap executa vários projetos de reinserção social que promovem trabalho e educação, os quais devem ser entendidos como políticas públicas e investimentos para que, cada vez mais, pessoas privadas de liberdade possam voltar ao convívio social. “O maior controle nas unidades prisionais permite que momentos como estes ocorram, e a nossa prioridade, neste ano de 2020, é crescermos e duplicarmos os envolvidos com atividades socioeducativas, porque é isto que interessa à sociedade: receber em condições de igualdade, aquele que foi aprisionado”, ressaltou o secretário.

Durante o mês de março, as ações do “Conquistando a Liberdade” no TerPaz prosseguem, levando melhorias para mais 10 escolas nos bairros do Benguí, Terra Firme e Jurunas, em Belém, e Icuí, em Ananindeua.