Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELERIDADE

Certidões na Jucepa podem ser emitidas de forma rápida e segura pela internet

Sistema permite também a reimpressão de capa, boletos e outros documentos

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
09/03/2020 11h18

Os usuários da Junta do Comercial do Estado do Pará (Jucepa) podem solicitar, de forma rápida e segura, os serviços de emissão de certidões (simplificada, específica e inteiro teor) e a reimpressão de documentos pela internet, sem precisar comparecer ao órgão ou Coordenadorias Regionais. Após a confirmação do pagamento, o cidadão recebe um e-mail informando que o documento está disponível para download. O sistema permite também a reimpressão de capa, boletos e outros, via internet.

“Estamos sempre procurando atender as necessidades dos nossos clientes e inovando com serviços pela internet. Nos próximos meses, teremos mais novidades para dar celeridade aos processos e serviços da Jucepa” - Cilene Sabino, presidente da Jucepa.

Atualmente, existem três tipos de certidões disponíveis. A Simplificada, que é um documento com informações atualizadas sobre a situação da empresa. Esta certidão possui dados como nome empresarial, natureza jurídica, Nire, CNPJ, data de arquivamento do ato constitutivo, data de início de atividade, endereço, objeto social, capital social, prazo, dados do último arquivamento, situação e dados do empresário ou sócios.

O segundo tipo é a Certidão Específica, também conhecida como certidão de breve relato ou nada consta, que mostra um extrato de informações atualizadas sobre a empresa. “Pode-se solicitar uma certidão, por exemplo, para comprovar a existência de registros de empresas em nome de pessoa física ou a participação de alguém em sociedades empresariais”, explica Cilene. 

O terceiro modelo é a Certidão de Inteiro Teor, em que o usuário recebe uma cópia digital e autenticada de um documento arquivado na Jucepa. Para solicitar a certidão, o usuário deve se cadastrar no Portal de Serviços da Junta, realizar o login no sistema, acessar o link Certidão WEB e escolher o tipo de certidão que pretende emitir. O usuário deve gerar a guia de pagamento, requisito essencial para a emissão da certidão. O andamento da solicitação pode ser acompanhado também pela internet.