Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR

Emater reúne agricultores de vários municípios na 15ª Feira Vitrine Artesanal

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
06/03/2020 14h17

A 15ª edição da Feira da Agricultura Familiar – Vitrine Artesanal, projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), reuniu cerca de 20 produtores na manhã desta sexta-feira (6),  no estacionamento da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém. Os expositores são atendidos pela Emater em vários municípios e comercializaram uma variedade de produtos oriundos da agricultura familiar. 

Nesta edição, foram comercializados produtos variados como biscoitos, filé de peixe, pirarucu fresco, polpa de caranguejo e camarão, além de derivados da mandioca, óleos medicinais (andiroba e copaíba), doces e compotas, licores, polpa de frutas, bombons regionais, artesanatos, crochê, biojoias e hortaliças diversas.

Elielson Farias, coordenador da Feira, explica que a intenção do projeto é proporcionar a geração de renda dos agricultores através da comercialização dos seus produtos. “É um compromisso da Emater e Governo do Estado, que é de criar condições para que os agricultores possam melhorar de vida, já que comercialização de produtos abre oportunidades de negócios para os produtores”.

Ainda de acordo com Farias, a feira, realizada no Hemopa, foi uma oportunidade também incentivar a doação de sangue: “Conversamos com os expositores e clientes da importância de doar sangue, o lado social também é uma preocupação do projeto”, finaliza. 

Quem visitou a feira e comprou foi a administradora de empresas Luciana Nogueira, que levou mel e bombons regionais. “A gente percebe que são produtos de qualidade, quero comprar sempre que puder. Vou indicar para a família e para os amigos. Com certeza vou estar na próxima edição da Feira”, contou.

Nazaré Lobato, assistida pelo escritório local de Belém, vende bombons regionais e disse que inicialmente vendia apenas para servidores da Emater, mas que depois viu uma oportunidade de incrementar as vendas a partir da comercialização na Feira Vitrine. “Já notei aumento nas vendas. Tenho um retorno muito bom dos clientes, os pedidos aumentaram após participar das Feiras realizadas pela Emater, tanto que agora faço questão de participar, inclusive já comercializo bombons para outros estados. Os mais pedidos são bacuri, cupuaçu e castanha”, detalhou.

Participaram da Feira agricultores dos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, da Região Metropolitana de Belém; Bragança, do nordeste, e Ponta de Pedras, do Arquipélago do Marajó.

A próxima edição será realizada simultaneamente na Fundação Hemopa e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), no dia 6 de abril, das 8h às12h.