Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REMO

Paysandu sai na frente na primeira Regata do Campeonato Paraense

Por Paula Portilho (EMATER)
01/03/2020 17h10

Conquistando cinco primeiras colocações em provas  disputadas na Primeira Regata do Campeonato Paraense de Remo, na manhã deste domingo (01), na Baía do Guajará, o Paysandu Sport Club sai na frente na competição.  O tradicional evento da modalidade é promovido pela Federação Paraense de Remo (Fepar) com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Da largada, no complexo Ver-o-Rio até a Estação das Docas, 104 atletas competiram em 12 provas  (sendo que a décima foi anulada) representado os Clubes do Remo, do Paysandu, da Tuna Luso Brasileira e da Associação Guajará Remo. No final, o Paysandu obteve 27 pontos; o Remo, 20 pontos; Associação Guajará, 15 pontos; e a Tuna ficou com 1 ponto.

Segundo o presidente da Fepar, Luciel Caxiado, a avaliação é positiva desta etapa inicial. "Seguimos um calendário para nossas etapas, mas a natureza é indefinida. Avaliamos de forma geral que o evento foi positivo e por isso,  agradecemos aos clubes, que estão muito bem preparados e aos nossos parceiros, principalmente à Seel pelo apoio", disse Caxiado.

De acordo com a entidade realizadora, a competição é um evento tradicional da região, que acontece desde 1905 e este ano conta com a participação de 58 barcos.

Com 25 atletas e seis barcos disputando o Campeonato, a Tuna Luso é um dos mais antigos competidores acumulando 39 títulos. "Participamos há décadas desta competição. Há uma grande dedicação do clube e dos atletas para este evento que valoriza a modalidade e o nosso cenário e a inclusão social através do esporte", ressaltou João Bosco, diretor náutico do Clube.

Estreante na competição, Maíza Tenório da Silva, 14 anos, do Paysandu, estava bastante feliz com a participação na prova Skiff Júnior na qual ficou em terceiro lugar. "Comecei a treinar há poucos meses, quando fui convidada pelo meu professor de educação física na escola para conhecer a modalidade. Me apaixonei e aqui estou disputando um campeonato. Estou sentindo muito orgulho e agora vou intensificar o treino para as próximas etapas", conta a atleta.

"O Campeonato de Remo é um evento importante e tradicional para Belém e todo o Pará. E o Governo do Estado, através da Seel, cumpre o trabalho institucional de fomentar essa modalidade", afirmou Vitor Borges, secretário-adjunto da pasta de Esporte e Lazer.

A segunda regata do Campeonato Paraense de Remo está prevista para 17 de maio.