Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO GOL DO BRASIL

Instrutores de futebol recebem curso de qualificação da Seel em Muaná

Por Carol Amorim (SEEL)
29/02/2020 20h13

Aos 59 anos, Luiz Alberto Mercês, trabalha com crianças em um projeto social de futebol e foi um dos participantes do curso para instrutores de futebol de campo, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A iniciativa envolveu 30 pessoas, entre treinadores, professores de educação física e estudantes, em três dias de aula, que encerrou neste sábado (29), no Campo do Rei do Gado, no município de Muaná, no Marajó. 

Luiz AlbertoMorador de Muaná, seu Luiz conduz uma escolinha de futebol, com crianças desde 2010, e atualmente, o projeto está com 70 meninos. Professor da área, o participante viu no curso uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos adquiridos durante a vida educacional. 

“Muaná é uma cidade muito carente em atividades esportivas e como professor senti a necessidade de criar a escolinha. No decorrer do curso, aprendi muitas coisas que agregaram ao meu conhecimento, que já estou há um bom tempo na área. Mas também recebemos outras orientações que não sabia. Então, ele veio para engrandecer o aprendizado, não só no futebol, mas na vida de cada morador daqui”, conta Luiz Alberto. 

Entre bolas e cones, o encerramento contou com um treino, onde eles puderam acompanhar na prática, por meio da troca de experiências com os integrantes do projeto Gol do Brasil, aprimorar suas habilidades, principalmente a como lidar com crianças e adolescentes no cenário futebolístico. Foi feito ainda, a entrega dos certificados aos participantes.

“O curso superou nossas expectativas. É importante realizar esse tipo de trabalho, principalmente nos municípios que são carentes e precisam de uma atenção maior, por isso é muito gratificante. Só tenho a agradecer não só as parcerias, mas também aos alunos que estiveram presentes, que mostraram boa desenvoltura para ajudar no crescimento do futebol”, ressalta Júlio Vieira, coordenador regional do Gol do Brasil. 

Durante a programação, que teve início na última quinta-feira (27), os inscritos tiveram a oportunidade de aprender os fundamentos, táticas e técnicas existentes no futebol, itens importantes para os profissionais que desejam atuar como treinadores ou instrutores em projetos esportivos. 

Para o presidente da Liga Esportiva Municipal de Muaná (LEMM), Lucivaldo Modesto, mais conhecido como Cazuza, o curso é a prova de que temos gente interessada em se profissionalizar e se capacitar. “Sempre busquei melhorias para o esporte no município e continuaremos a contribuir para o conhecimento dos nossos profissionais. Trouxemos este curso para o Muaná e foi bem recebido, com certeza traremos outros com a parceria do Governo do Estado”, disse Cazuza. 

O Curso – Um dos objetivos principais do curso é capacitar profissionais que desejam atuar no futebol como instrutores e também proporcionar o desenvolvimento de suas carreiras desde a iniciação até o alto rendimento. 

As aulas são ministradas pelos instrutores do projeto Gol do Brasil, Maurício Barreto e Jackson Silva, que apresentam uma série de conceitos técnico-táticos, para pessoas que querem se tornar instrutores de futebol de campo ou que já atuem como um e desejam aprofundar seus conhecimentos e práticas. 

A primeira cidade a ser contemplada pelo curso foi em Água Azul do Norte, município do sudeste do Pará.