Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ILHA DO MARAJÓ

Seel capacita instrutores de futebol de campo em Muaná

Curso tem duração de três dias e reúne treinadores, professores de Educação Física e estudantes do município

Por Carol Amorim (SEEL)
28/02/2020 09h47

Treinamento é ministrado por integrantes do projeto Gol do Brasil, da CBFTreinadores, professores de Educação Física e estudantes do município de Muaná, na Ilha do Marajó, participam de um curso para instrutores de futebol de campo, que começou na noite de quinta-feira (27). Promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o treinamento terá duração de três dias e conta com aulas teóricas e práticas, no Centro Cultural Arena Show.

A qualificação profissional é um dos objetivos do curso, bem como apresentar aos participantes as metodologias de trabalho, que vão desde a base até o treinamento tático, no contexto do futebol. Essa capacitação é ministrada pelos integrantes do projeto Gol do Brasil, que utilizam seus conhecimentos e habilidades praticados no projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

“A ideia do curso é mostrar que o futebol pode ser usado como ferramenta para a difusão de valores sociais, capacitando treinadores para formar não só possíveis atletas, mas cidadãos” - Júlio Vieira, coordenador regional do Gol do Brasil. 

Ao todo, mais de 30 alunos acompanharam o primeiro dia do curso, que contou com a parceria da Liga Esportiva Municipal de Muaná (LEMM). Durante a programação, foram abordados temas que envolvem as habilidades de vida e diferentes opções para que o participante escolha uma que se adapte as suas necessidades educativas, sejam em escolas ou projetos sociais.  

Cerca de 30 pessoas da comunidade participam do cursoUma das participantes é Raquel Monteiro, que é treinadora há seis anos de uma equipe de futsal do município. Para ela, a aula serviu para aprender a lidar com as meninas do time. “Trabalho com 25 jovens e temos que lidar com várias situações no dia a dia, ter paciência para ajudá-las. Uma coisa que os professores destacaram foi sobre formar cidadãos, e isso que espero neste curso poder aprender sobre o esporte e, futuramente, criar um projeto de futebol para crianças”, conta a inscrita. 

Já no segundo dia, a capacitação abrange as técnicas e táticas no futebol profissional, oferecendo possibilidades de compreensão e discussão sobre os riscos e as oportunidades presentes no dia a dia. Para encerrar a programação, terá a parte prática onde os participantes irão demonstrar seus conhecimentos que aprenderam durante todo o curso.