Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MATERNIDADE

Mais de 100 crianças nasceram na Santa Casa no período do Carnaval

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
27/02/2020 14h27

Recepção da maternidade que trabalha com portas abertas para urgência e emergênciaDurante os cinco dias que compreendem o Carnaval, com término na quarta-feira (26), a área de Urgência e Emergência Obstétrica da Santa Casa, a maior maternidade do Pará, fez 447 atendimentos, com mais de uma centena de internações. O número é considerado expressivo para o período e, deste total, 126 mulheres tiveram seus bebês no Hospital.

Dona Neuma Ribeiro_ mãe da Vitoria Gabriela A dona de casa Neuma da Silva Ribeiro, 37 anos, moradora de Terra Alta, município do nordeste do Estado, teve Vitória Gabrielle, na terça-feira de Carnaval. “Entrei em trabalho de parto em minha cidade e fui encaminhada para Castanhal e quando chegamos lá fui encaminhada para cá, porque em Castanhal não teria suporte para receber criança prematura. Aqui fui muito bem tratada e minha filha que nasceu com oito meses está bem”, reforça Neuma que já teve outros nove filhos.

Brena Michele, 28 anos, moradora da ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, deu entrada na maternidade no domingo (23) e teve Alana Sophia, terceira filha. “Fui levada para a maternidade da Ilha, mas como ainda não tinha chegado o médico e como o meu caso era de urgência, me encaminharam para a Santa Casa, em plena folia do Carnaval. Graças a Deus está tudo bem com a minha filha. O nosso atendimento foi bem feito pelos profissionais que aqui estavam no domingo”, comentou.  

Brena Michele_mae da Alana Sophia

Durante os cinco dias de Carnaval, o hospital, que é portas abertas em situações de urgência e emergência obstétricas, contou com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de posto e administrativo, que se revezaram em turnos para atender todas as demandas relacionadas a área de obstetrícia. 

Clélia Salustrino, gerente do Centro Obstétrico e PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), disse que nesse período foram realizados 68 partos normais e 58 partos cesáreos, uma média de 25 partos/dia. No mês de janeiro último, a média de partos/dia foi de 22.  “Nessa época de festa popular, como o Carnaval e feriados que ocorrem durante o ano, muitas mulheres recorrem à Santa Casa por conta do atendimento de risco, já que a maternidade é referência. Aqui as usuárias do SUS terão a certeza que serão atendidas por uma equipe multiprofissional”, reforça Clélia.