Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Carnaval garante tranquilidade e segurança durante o desfile das escolas de samba de Outeiro

Por Walena Lopes (SEGUP)
26/02/2020 09h53

As Escolas de Samba  do distrito de Outeiro desfilaram com segurança, tranquilidade e muita  animação nesta terça-feira (4) de carnaval. Outeiro é uma das localidades do Estado que recebem reforço dos órgãos da segurança pública que atuam de forma integrado durante a Operação Carnaval Seguro, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Publica e Defesa Social do Pará (Segup).

Mais de 2 mil pessoas, entre brincantes e expectadores, participaram da festa que aconteceu no estacionamento da praia Água Boa,,n esquina da avenida Nossa Senhora da Conceição, por onde 8 escolas de samba se apresentaram e agitaram o carnaval do distrito. Acompanhando a movimentação na concentração do desfile Luiz Oliveira, 56 anos, elogiou a segurança e a presença ostensiva da polícia durante o período de carnaval de Outeiro. Reunido com toda a família, ele curte o carnaval do distrito há mais de dez anos.

“Muito bom ver essa presença ostensiva de policiais no carnaval de Outeiro. É muito gostoso sentar aqui na orla e apreciar o carnaval com esse sentimento de tranquilidade e segurança. Espero que esse tipo de ação se mantenha e que o distrito possa realizar mais eventos como esse, onde a alegria e animação estejam resguardada pelas forças policiais”, falou Luiz. 

O trabalho preventivo e de ostensividade na região é realizado por militares do 26º batalhão da PM, que, além do efetivo normal, ganhou o reforço de mais 100 policiais para o período do carnaval, atuando com 12 viaturas, 16 Motopatrulhamento e duas equipes da cavalaria. 

Entre os órgãos que fazem parte da operação Carnaval Seguro em Outeiro também estão o Corpo de Bombeiros Militar, uma equipe do Grupamento Fluvial;  a Polícia Civil também atua com reforço na delegacia; a Guarda Municipal de Belém a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e o Departamento de Trânsito do Estado, também reforçaram o apoio no distrito. 

Para a dona de casa Raimunda Teixeira que já participa do desfile da escola Gaviões há quase trinta anos, as ações de segurança e prevenção durante o carnaval são de extrema importância para garantir uma folia mais tranquila e segura para toda a família.

“É muito importante para nós perceber e sentir a presença da segurança pública e dos policiais no entorno do desfile e na cidade. Eu participo dessa festa com todos os meus familiares, e noto que a presença da polícia está mais forte. Isso nos traz uma sensação de paz e  segurança”, disse Raimunda 

Ações – Para garantir um carnaval calmo aos turistas e moradores que vão até o distrito, os órgãos da segurança realizaram diversas ações, que foram intensificadas nestes primeiros dias de folia.

Entre as ações está a operação Ilha, realizada pela polícia militar com o objetivo de prevenir ações criminosas. Foram feitas abordagens em pessoas e locais suspeitos. O Corpo de Bombeiro realizou fiscalização das arquibancadas e estruturas do corredor por onde as escolas de samba desfilaram,  além dos carros alegóricos. O DETRAN atuou de forma ostensiva na barreira e dentro do distrito com abordagens, teste de alcoolemia e orientação aos motoristas.