Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2020

Fiscalização do Detran faz trabalho preventivo em praias do nordeste

Panfletos com informações sobre a conduta correta no trânsito foram distribuídos para motoristas e ciclistas

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
23/02/2020 19h11

Com o objetivo de prevenir acidentes e garantir um Carnaval mais seguro, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reforçou neste domingo (23) ações de educação e fiscalização em Salinópolis, município do nordeste paraense, voltadas principalmente para o combate à embriaguez ao volante. Na Rodovia PA-444, principal via de acesso às praias, a equipe de agentes da educação orientou condutores sobre o comportamento seguro no trânsito.

Agentes durante abordagem a condutores que se dirigiam às praias de Salinas“O trabalho da educação é feito de forma preventiva. O nosso objetivo é orientar e conscientizar os condutores sobre os fatores de risco, especificamente na questão da alcoolemia”, disse João Veiga, agente de educação e coordenador da ação em Salinópolis. 

A equipe de educação distribuiu panfletos e explicou para motoristas e ciclistas a importância da conduta adequada no trânsito. Enquanto isso, os agentes de fiscalização realizaram a Operação Lei Seca, com a finalidade de reduzir os riscos de acidentes no trânsito por alcoolemia. Durante as abordagens, os agentes alertaram os condutores sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito e aplicaram testes do bafômetro, verificaram as condições dos veículos, a documentação necessária e outros itens previstos em lei.

Nas praias do Atalaia e Farol Velho estão sendo feitas rondas ostensivas e o ordenamento, para coibir principalmente o uso abusivo de sons automotivos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e registro de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).