Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEGISLAÇÃO

Internos do Centro de Triagem coletam material genético

Traçar o perfil genético de autores de crimes hediondos e violentos graves contribui para o cumprimento da justiça

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
21/02/2020 19h16

Quase 80 internos da Central de Triagem Metropolitana II (CTM II) participaram de coleta de material genético na manhã de quinta-feira (20). O trabalho foi feito por técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) para realizarem coleta de material genético. O banco de perfil genético do CPC Renato Chaves existe desde 2014. Em 2015 foi iniciado o processo de coleta de dados dos internos custodiados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). 

A coleta de material genético foi realizada em quase 80 internos da Central de Triagem Metropolitana II“A ação é cumprimento da legislação vigente - Lei 12.654/2012 -, que prevê a coleta de material biológico de condenados para fins de inserção nos bancos de perfis genéticos da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos. Desta forma, o procedimento deverá ocorrer, obrigatoriamente, com todos os condenados por crimes hediondos ou crimes violentos graves, cometidos de forma dolosa contra a pessoa”, explicou a perita criminal lzemar Rodrigues, gerente do Laboratório de Genética Forense (DNA) do Centro de Perícias.

Em 2019, o Ministério da Justiça superou a meta de 65 mil coletas previstas, atingindo 67 mil perfis. O objetivo é que, ao final do terceiro ano de governo, o banco de dados esteja completo. “Para o sistema de justiça como um todo, traçar o perfil genético contribuirá para o combate à impunidade, por meio da identificação da pessoa em conflito com a lei, promovendo assim, realmente, a justiça”, ressaltou a técnica em Gestão Sandra Álvares, da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB).