Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Agentes de educação do Detran orientam motoristas na PA-140

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
21/02/2020 17h40

Nesta sexta-feira, os agentes de educação para o trânsito do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) deram início às ações de orientação e conscientização por um trânsito mais seguro nas estradas do Pará durante o feriado do Carnaval.

“A base para um trânsito seguro é a educação e conscientização das pessoas. Nós buscamos, além de orientar, sensibilizar os condutores sobre a importância de mudar o comportamento de dentro pra fora”, ressalta Elvis Miranda, agente e coordenador da equipe de Educação em Vigia de Nazaré.

Neste primeiro dia, as equipes de Educação para o Trânsito ficaram distribuídas em pontos estratégicos das rodovias que dão acesso aos principais balneários do interior do Estado, em especial na PA-140, que dá acesso ao município de Vigia, realizando abordagens educativas. O objetivo é sensibilizar as pessoas quanto ao uso dos equipamentos obrigatórios, condutas adequadas em relação à legislação de trânsito e mostrar como é nociva a combinação de álcool e direção com ações da Lei Seca, principalmente nesse período de folia.

Para a dona Ana Vale, esse tipo de abordagem é muito importante para chamar a atenção dos condutores e reduzir os riscos de acidentes. 

“A gente sabe que um acidente não afeta só uma pessoa. Por isso, não podemos desviar atenção do trânsito um segundo sequer. Receber esse tipo de orientação muda o pensamento das pessoas”, destaca Ana.

O trabalho realizado durante toda a manhã contou com o apoio dos agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que auxiliaram também na distribuição de panfletos e orientações para quem passava pelo local.