Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PAS PM

Programa leva saúde e qualidade de vida a policiais do Marajó

Por Matheus Soares (PM)
19/02/2020 14h41

Os militares que integram o efetivo das unidades que pertencem ao Comando de Policiamento Regional XI (CPR XI), localizado no município de Soure, na ilha de Marajó, receberam as ações de mais uma edição do Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar, o PAS PM, que levou qualidade de vida aos militares da região. As atividades do programa foram realizadas na sede do 8º Batalhão, no período de 13 a 18 de fevereiro.

Os policiais que atuam nos municípios de Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras e Muaná receberam palestras, orientações e atendimento médico e odontológico, avaliação física e nutricional, ginástica laboral e auxílio psicossocial. O PAS PM é uma iniciativa do Estado-Maior Geral da Polícia Militar e é realizado desde 2017. O programa já atendeu várias unidades operacionais da corporação do Estado e retornou ao Marajó na última quarta-feira (13).

Este ano, o CPR XI é o primeiro Comando Operacional Intermediário (Coint) atendido pela equipe multidisciplinar do PAS PM, que é composta por profissionais do Fundo de Assistência Social da PM (FAS PM), Fundo de Saúde, Capelania, além de psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, médicos e educadores físicos da corporação. Pela primeira vez, o programa trouxe para a ilha de Marajó os serviços de fisioterapia e odontologia. Este último teve grande procura pelos militares e dependentes. 

O PAS PM esteve em Soure em 2017 e este ano retorna para realizar o atendimento da tropa novamente. A capitã Ana Carolina de Miranda, coordenadora da edição do programa, comentou sobre essa edição. "Dois anos depois, o programa voltou ao CPR XI e o que a gente percebe é que o índice de hipertensão é expressivo, o que torna evidente a necessidade e importância desse tipo de programa aqui nessa região".

"As orientações no campo da nutrição, por exemplo, são fundamentais, pois aqui na região há riqueza na oferta de carne bovina, mas também é grande a circulação de peixes e vegetais. Nesse sentido, os atendidos foram incentivados a reduzir o consumo de carne vermelha e a praticar atividade físicas para evitar a obesidade e o sedentarismo por meio de hábitos mais saudáveis", destacou a oficial. 

A militar disse também que, ao analisar os atendimentos de Soure, em relação aos que foram realizados pelo programa ano passado, em Afuá, no Marajó Ocidental, existe um contraste entre as tropas dos dois locais. "No município de Afuá foi observado o menor índice de obesidade, pressão arterial e diabetes, devido eles terem hábitos diferentes como o consumo de peixes e vegetais e por não serem sedentários", explicou.   

O subtenente Alberto da Cruz, que atualmente está na reserva, foi informado que o PAS PM estaria em Soure e veio até o 8ª BPM para usufruir dos atendimentos. Ele conta que se surpreendeu com a estrutura disponibilizada. "Eu cheguei aqui e vi um negócio bonito e com um bom aparato. Eu fui bem atendido e só tenho a agradecer a Polícia Militar, que veio até aqui para nos ajudar no que é mais necessário: nossa saúde".

"O PAS PM é fundamental porque a gente fica um pouco isolado da capital, então quando o programa vem e promove esse atendimento para os policiais daqui, é uma benesse, pois a tropa fica satisfeita e vê que ela não é esquecida. Sem falar também que traz qualidade de vida para os dependentes desses militares", destacou o comandante do 8º Batalhão, o tenente-coronel Wilson Carlos de Araújo Filho. 

A 2º tenente Luciana Ferreira de Morais, que é médica e participou pela primeira vez das atividades, avalia como positivo a edição do programa. ‘’O PAS PM aqui em Soure foi uma boa ação pelo fato da gente conseguir dar orientações em relação a doenças, fazer ajustes de medicamentos e solicitar exames para os militares e seus dependentes. Nós atendemos mais de 170 pessoas com verificação de pressão arterial, glicemia e consulta médica. Por esse motivo, acredito que tivemos um bom resultado’’, disse a oficial.

Visita

Durante o programa, uma equipe do PAS PM foi ao município de Salvaterra realizar uma visita à casa da sargento Rosângela Vilhena Gonçalves, que está na reserva. Ela perdeu recentemente o irmão que também era policial militar, o sargento Rui Vilhena Gonçalves, que integrava o efetivo do 6º Batalhão. O praça foi vítima de criminosos que realizaram disparos de arma de fogo contra ele, no início do ano. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A equipe do programa conversou e prestou apoio psicólogo à militar. A equipe deu também orientações para a sargento Rosângela Vilhena, em um momento delicado que ela está vivenciando. "Ela ainda está em processo de luto pela perda significante e isso é natural. Todo esse processo ainda tem impacto sobre a vida dela, apesar das pessoas ao redor não entenderem", concluiu o 2º tenente Leonardo da Silva Costa, psicólogo da PMPA.