Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2020

Unidade da Sespa orienta sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

O trabalho realizado por equipe da UAT também ofereceu testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis

Por Mozart Lira (SESPA)
18/02/2020 17h33

Profissionais da UAT distribuíram preservativos masculinos e femininos às proximidades da Unidade da SespaProfissionais da Unidade de Acolhimento Temporário (UAT), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizaram nesta terça-feira (18), em Belém, uma ação de prevenção a todas as infecções transmitidas por contato sexual. O momento foi alusivo ao período de carnaval. A abordagem teve como objetivo ampliar o acesso às informações sobre as consequências trazidas pelas ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), para que as pessoas possam tomar decisões mais assertivas na condução de uma prática sexual com proteção e segurança.

A UAT atende em média 75 pacientes por mês, que convivem com HIV/Aids e necessitam de internação temporária a partir de encaminhamento feito por médicos da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (URE Dipe), também vinculada à Sespa.

A preservação é o objetivo principal das ações realizadas no período carnavalescoO serviço funciona 24 horas e conta com 20 leitos de internação temporária, sendo oito para homens, oito para mulheres e quatro pediátricos, além de mais um leito para pacientes cadeirantes de ambos os sexos. A equipe multidisciplinar é composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, além do apoio administrativo.

A programação da UAT incluiu abordagem e entrega de preservativos masculinos e femininos às proximidades da sede da Unidade, além da oferta de testagens gratuitas para HIV, sífilis e hepatites virais, com aconselhamento e referência para tratamento, caso necessário.

Educação - Integrantes do Grupo de Humanização da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e voluntários da Cruz Vermelha distribuíram folders educativos. “Em 17 anos de funcionamento é a segunda vez consecutiva que fazemos esse tipo de ação associada ao carnaval. É uma forma de colaborarmos nessa corrente em favor da prevenção feita pela Sespa, justamente para evitar que mais casos ocorram, já que acolhemos pessoas que estão com sintomas da Aids manifestados, e em estado bastante delicado. A maioria é oriunda do interior do Estado, e muitas vezes a família não consegue permanecer em Belém com o paciente e ele fica conosco, contando com nossa atenção à saúde até ser estabilizado”, explica a diretora da UAT, a assistente social Adenilsa Conceição.

Segundo a diretora, em geral as pessoas são receptivas, mas os pedestres absorvem melhor as abordagens e são convencidos a fazer os testes. O vendedor de lanches A. L, 51 anos, se sentiu aliviado após receber o resultado negativo para HIV. “Tava passando e entrei pra fazer o teste. Dá um medo nessa hora, porque avaliei algumas coisas que fiz na vida, mas estou melhor agora. Como dizem por aí, é vida que segue”, destacou.

Por outro lado, o universitário Augusto Botelho não entrou na UAT pra fazer o teste porque tinha compromisso já agendado, mas achou importante a mensagem deixada pela abordagem. “Abrir mão do uso do preservativo nas relações sexuais pode expor a pessoa, e com quem ela se relaciona, a infecções sexualmente transmissíveis. É uma campanha pelo bem de si e do outro”, avalia.Equipe da UAT com o grupo de Humanização da Santa Casa e voluntários da Cruz Vermelha

Durante a ação, 100 testes rápidos foram realizados. Um caso de hepatite C e outro de sífilis foram detectados. Integraram a programação a palestra sobre o tema “Vivendo com Aids”, com a psicóloga Jucélia Flexa, e a apresentação do vídeo “Qualidade de vida para pessoas vivendo com HIV/Aids”, feito pela terapeuta ocupacional Fernanda Silva.

Serviço: A Unidade de Acolhimento Temporário (UAT) fica na Avenida Generalíssimo Deodoro, 536, entre as ruas Antônio Barreto e Domingos Marreiros. Telefone: (91) 3225-2320.