Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Projeto “Bem na praça” realiza a ressocialização com trabalhos nas praças de Belém

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
17/02/2020 18h30

Promover a ressocialização social por meio do trabalho, atividades de preservação do meio ambiente e limpeza da cidade, são uns dos objetivos do projeto “Bem na Praça", desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Na ação, os reeducandos realizam a limpeza e manutenção do paisagismo das praças da capital paraenses. O projeto possui 50 vagas, preenchidas por 30 homens e 20 mulheres, que além de receberem remuneração, ganham redução de pena. As atividades de limpeza acontecem em diversos pontos da capital paraense. Nesta segunda-feira (17), às internas trabalharam na praça Felipe Patroni, em frente ao Fórum Cível da Capital.

"O trabalho realizado é muito bom porque já é um aprendizado para quando eu sair daqui e ter outra oportunidade lá fora”, relata a custodiada Luzia Deyse do Centro de Reeducação Feminino (CRF).

Para a interna Luciana Barreiros Duarte, também do CRF, participar do projeto é gratificante, pois possibilita a redução de pena e uma transformação na sua rotina. “Me encontrei 4 anos presa em um regime fechado e agora estou tento a oportunidade de estar participando do projeto que ajuda a gente a refletir, sair, estamos ao ar livre e eu agradeço muito por poder participar”, conta.

O Diretor de Reinserção Social, Belchior Machado avalia positivamente a ação e espera que outras secretarias municipais e estaduais se tornem parceiras do projeto. “São convênios fundamentais para a reinserção social dos custodiados, pois contribuem tanto com a disciplina de trabalho quanto na possibilidade de gerarem recursos para suas famílias, na medida em que parte dos frutos do seu trabalho é repassado aos seus familiares”, ressalta.