Jucepa dá início a última fase do cronograma de implantação do processo 100% digital

Serviços a serem realizados pela autarquia estarão disponíveis agora apenas pela internet

17/02/2020 12h34 - Atualizada em 17/02/2020 16h12
Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)

Com o objetivo de oferecer aos empresários paraenses acessibilidade, comodidade, agilidade e segurança jurídica, a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), a partir desta segunda-feira (17), dá início a última etapa do cronograma de implantação do projeto “Jucepa 100% Digital”, acabando totalmente com a entrada física de processos na sede ou Escritórios Regionais do órgão. A medida facilita o acesso para contadores e empresários de todo o Estado, do Brasil e estrangeiros.

“A partir de agora, a abertura, alteração ou fechamento de qualquer tipo de empresa na Jucepa será realizada somente na forma online, não sendo mais possível dar entrada em processo no formato físico, por meio de papéis. Para tanto, é indispensável que cada empresário tenha assinatura eletrônica. Ela é obtida através do certificado digital e-CPF, que possui a mesma validade jurídica do que uma assinatura lavrada e reconhecida em cartório”, explica o gerente de Projetos da Jucepa, Aiua Reis.

Com a última fase em vigor, só será possível protocolar os processos de abertura, alteração ou baixa de empresas do tipo Sociedade Limitada e demais tipos jurídicos exclusivamente pelo site Jucepa, usando o certificado digital.

A Junta Comercial iniciou, este ano, a implantação gradativa do projeto “Jucepa 100% Digital”. Desde 20 de janeiro, os processos de abertura, alteração e extinção de empresas, bem como, a autenticação de livros, conforme as datas estabelecidas, passaram a tramitar somente pelo meio virtual, para os tipos jurídicos de S.A Cooperativa, Empresas Públicas e Consórcios. No dia 3 de fevereiro, a medida começou a valer para as Empresas Individuais e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

A presidente da Junta Comercial, Cilene Sabino, ressalta que, com a implantação do projeto “Jucepa 100% Digital”, a intenção do órgão é tornar o ambiente de negócios mais dinâmico no Pará. Ela lembra ainda que a Jucepa teve a preocupação de implantar o projeto gradativamente, dando tempo para os usuários se adaptarem ao digital.

“O processo digital reduz o tempo de tramitação dos processos, bem como diminui custos para o empresário paraense visto que tudo ocorre em ambiente virtual, sem necessidade de deslocamento” - Cilene Sabino, presidente da Junta Comercial.

O processo de inovação e modernização das atividades do órgão foi desenvolvido e implantado gradualmente desde 2017 e contou, ainda, com o intercâmbio com as Juntas Comerciais de outros estados, além do diálogo com contabilistas, empresários, advogados e demais clientes do órgão.

Serviço:

Mais informações sobre o processo podem ser acessadas no site da Jucepa ou pelo e-mail suporte@jucepaintegrador.com.br. Além disso, os usuários podem acompanhar as videoaulas e lives disponibilizadas no canal da Jucepa no Youtube, que tem como objetivo tirar as dúvidas sobre o processo digital.