Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Corpo de Bombeiros e Hemopa realizam ação para doação de sangue

Por Igor Oliveira (SEJU)
13/02/2020 14h40

A Fundação Hemopa e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PA) do Pará realizaram, nesta quinta-feira (13), no Comando Geral do CBM, ação integrante da campanha para doação de sangue durante o período de Carnaval. A iniciativa foi aberta para oficiais e civis registrou 121 comparecimentos, efetivando 100 doações de sangue para o estoque da Fundação, quantidade que beneficiará 400 pacientes internados na rede hospitalar.

De acordo com a assistente social Nilvete Nunes, coordenadora da campanha de doação de sangue do Hemopa no CBM, o número de doadores costuma diminuir na época de Carnaval, por isso, a parceria com órgãos como o Corpo de Bombeiros, Polícia e Forças Armadas é fundamental para aumentar o estoque de sangue doado. “O Comando Geral dos Bombeiros sempre abraçou essa causa e tem uma sensibilidade muito grande para realizar esta campanha no início do ano”, observa Nilvete.

Luciana Fernandes, soldado do CBM, lembra que é doadora de sangue há 16 anos e aproveitou a presença da unidade móvel do Hemopa no pátio do comando geral para fazer sua doação. “É uma parceria muito boa, porque o nosso lema é ‘Vidas Alheias, Riqueza salvar’, que tem tudo a ver com o Hemopa”, comemora Luciana.  A doadora também lembra da alegria que é receber o agradecimento da família de alguém que precisa de sangue. “Cada vez que ocorre isso é uma emoção”, lembra.

A ação também marcou a primeira doação da estudante Ana Laura Neres, que ficou sabendo do evento pelo irmão Edson da Silva, de 13 anos, participante do projeto Escola Vida, do CBM. “Ele ainda não pode doar, ficou sabendo da ação na aula e me pediu para vir. Fiquei um pouco nervosa, mas estou feliz que posso fazer minha parte, principalmente porque o Hemopa hoje está perto da minha casa e fica mais fácil doar”, observa.

Período de campanha de doação de sangue nas unidades da Fundação Hemopa na região metropolitana de Belém:

- Hemocentro de Belém - 8 a 15 de fevereiro

- Unidade de Coleta do Shopping Castanheira

- Unidade de Coleta do Shopping Pátio Belém

Serviço:

Para ser doador de sangue o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Mais informações: (91) 3110-6500 ou 0800 280 8118.