Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PEMA

Espaços de visitação do Parque de Monte Alegre recebem sinalização

Placas foram instaladas nos sítios arqueológicos e no Centro de Visitantes

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
13/02/2020 10h43

Parque Estadual de Monte Alegre (Pema) recebeu 43 placas informativas, interpretativas e indicativasPlacas de sinalização foram instaladas no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), no oeste paraense. A ação ocorreu no começo do mês, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“A sinalização é de grande relevância para o Parque. Serve para informar e orientar os visitantes sobre os atrativos naturais e arqueológicos, contribuindo para a conscientização quanto à preservação do patrimônio histórico e natural” - Andreia Dantas, turismóloga do Ideflor-bio.

Classificado na categoria de Proteção Integral, o Pema é uma das 26 Unidades de Conservação estaduais geridas pelo Ideflor-bio. A ação foi coordenada pela Gerência da Região Administrativa Calha Norte I (GRCN I), responsável pela UC. As placas informativas, interpretativas e indicativas foram instaladas nos sítios arqueológicos Serra da Lua, Pedra do Mirante, Gruta Itatupaoca, Pedra do Pilão, Painel do Pilão, Gruta do Pilão e no Centro de Visitantes.

Sinalização faz parte de um projeto arquitetônico executado pelo IphanProjeto – A instalação das placas faz parte de um projeto arquitetônico elaborado pelo Governo Federal, por meio do Iphan, que vem sendo executado por etapas. A principal ação foi a construção do Centro de Visitantes do Parque, composto por um complexo de musealização, que futuramente abrigará artefatos dos sítios arqueológicos do Pema, além do espaço administrativo da Gerência da Calha Norte I.

O Pema é a primeira Unidade de Conservação criada com a participação da sociedade local, por meio da Lei Estadual n° 6.412, de 09 de novembro de 2001. O Parque está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, no município de Monte Alegre, no oeste paraense, distante cerca de 3h30 de Santarém, em percurso feito por balsa.

Ave Aratinga Maculata, espécie endêmica e ameaçada de extinçãoO local é o habitat natural de uma espécie endêmica e ameaçada de extinção, a ave Aratinga maculata, conhecida na região como Cacaué. A Unidade de Conservação foi criada para preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica. Isso possibilita a realização de pesquisas científicas e de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza, e de turismo ecológico. O Parque abriga o sítio arqueológico mais antigo da Amazônia Sul Americana, com pinturas rupestres datadas em mais de 11 mil anos.

Visite o Pema: O Parque Estadual de Monte Alegre (Pema) abre para visitação todos os dias (de segunda a domingo), no período de 7h30 às 18h.

É possível conhecer os atrativos turísticos do Parque agendando visita guiada com condutores ambientais que atuam na Unidade de Conservação. Contato: (93) 99177-6021 (Mazinho Brito).