Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO

Acordo entre Estado e Infraero deve viabilizar construção do Parque da Cidade

Por Governo do Pará (SECOM)
11/02/2020 16h33

O governador Helder Barbalho esteve reunido, na manhã desta terça-feira (11), em Brasília, com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Hélio Paes, e o superintendente de Gestão de Operação da companhia, Paulo Eduardo Cavalcante, para definir detalhes do acordo de cooperação técnica que deve viabilizar a construção do Parque da Cidade, em Belém.

Estiveram presentes, também, a procuradora-geral adjunta do Contencioso do Estado, Ana Carolina Peracchi, e o secretário de Estado da Fazenda, René Sousa.

“A reunião foi para ajustar com a Infraero os detalhes deste acordo de cooperação técnica. Já fizemos muitos avanços para viabilizar a construção do parque ambiental, que deve ser uma área aberta ao público, proporcionando lazer à população e atraindo turistas”, explicou a procuradora.

Em julho do ano passado, o governo do Pará recebeu a sinalização positiva do Ministério da Infraestrutura para que a área onde, atualmente, funciona o Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro do Souza, seja cedida para a construção do Parque. Na ocasião, o Estado se comprometeu a viabilizar a transferência do Aeroclube para o terreno do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, ambos administrados pela Infraero, e intervir com investimentos neste novo espaço.

Consulta popular 

Por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o Governo do Estado realizou, no período de 12 de janeiro a 02 de fevereiro, uma Consulta Pública que deu à população a possibilidade de escolha sobre os equipamentos que farão parte do Parque da Cidade.

Ao todo, a consulta validou a opinião de mais de 3 mil pessoas, que puderam escolher nos eixos de: Esporte e Lazer; Cultura e Economia Criativa; e, por último, Paisagístico e Ambiental.

O projeto do parque, agora, caminha em sua segunda etapa, com a divulgação, no último dia 05, do edital do Concurso Público nacional, que vai escolher duas propostas de estudo preliminares para o projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do Parque da Cidade, levando em consideração os equipamentos mais votados pela população.