Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'FOLIA QUE SALVA VIDAS'

Hemopa Marabá supera expectativa de doadores na abertura de campanha de Carnaval

Mais de 70 voluntários compareceram ao evento, que garantiu 60 bolsas coletadas

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
10/02/2020 13h14

O Hemocentro Regional de Marabá realizou a abertura da campanha de carnaval ‘Folia que Salva Vidas’, da Fundação Hemopa, ocorrida no sábado (9), e superou a expectativa de público. A meta era coletar 50 bolsas, mas a comunidade aceitou o convite e 72 pessoas compareceram para o ato de solidariedade. Ao todo, 60 bolsas foram coletadas.

"O evento de abertura da campanha foi muito bom. Tivemos a presença de pessoas de municípios vizinhos e daqueles que trabalham durante a semana e puderam comparecer no sábado para nos ajudar a manter o estoque adequado para atender aos pacientes que necessitam de transfusão. Apesar da chuva, tivemos um número muito satisfatório de voluntários", ressaltou a gestora do Hemocentro de Marabá, Regiane Izaias.

Um grupo de 38 voluntários da Igreja Adventista de São Domingos do Araguaia encarou a estrada até Marabá para fazer a doação, além da colaboração do grupo de animação ‘Amor em Ação’, que promoveu momentos de folia e descontração para os voluntários. Os integrantes também fizeram doação de sangue.
A campanha de carnaval ‘Folia que Salva Vidas’ vai até a próxima sexta-feira (14), em Marabá. Todos os voluntários que doarem neste período ganharão uma camisa temática e lanches especiais.

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Santarém

“Nós colocamos as máscaras, chamamos a banda de fanfarra ‘Xaranga’ e saímos pelas ruas para mobilizar os moradores à doação de sangue”, disse a assistente social Telma Suanne, do Hemocentro Regional de Santarém.

Esta foi a forma que a equipe do Hemopa Santarém organizou para marcar a abertura oficial da campanha de carnaval de doação de sangue ‘Folia que Salva Vidas’, que este ano será promovida de 10 a 14 de janeiro, no município.

Geanderson Pontes, de 25 anos, saiu da cidade de Mojuí dos Campos até Santarém pra fazer a sua doação. “Sou doador, mas hoje vim para doar para um grande amigo meu que está precisando de sangue”, revelou o agricultor.

Durante toda a manhã permaneceu o clima de folia na sede do Hemocentro. O que motivou Kauan Almeida, de 17 anos, a levar a mãe para autorizar a primeira doação, já que ele ainda é menor de idade. “Sempre recebi o incentivo da minha mão para ser um doador. É muito gratificante porque estamos tentando ajudar o próximo. Isso nos faz mais humanos”.

No total, 55 pessoas compareceram para realizar este gesto de generosidade. Desses, 44 bolsas de sangue foram coletadas. "Estamos com uma boa expectativa para esta semana de campanha. Estamos mobilizando todos para nos ajudar a manter o estoque para este período de festas do carnaval, pois temos a responsabilidade de abastecer 19 municípios da região oeste", destacou Joaquim Azevedo, gestor do Hemopa Santarém.

A campanha ‘Folia que Salva Vidas’ em Santarém vai até o dia 14, sexta-feira, quando um bloquinho carnavalesto vai puxar a folia de encerramento.

E para doar é precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Quem fizer a doação neste período de carnaval vai ganhar uma blusa personalizada.

Serviço: Hemocentro Regional de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Para mais informações é só ligar para (93) 3524-7550.