Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO TERPAZ

Bombeiros atuam nas ações de prevenção de acidentes domésticos em Marituba

A maioria da população do local visitado não sabia lidar com as situações de risco

Por Sargento BM Barreto (CBM)
08/02/2020 15h05

Na última quinta-feira (06), militares do 25° Grupamento Bombeiro Militar/Marituba, participaram das ações de prevenção promovidas pelo Programa Territórios pela Paz - TERPAZ, do Governo do Estado. A ação ocorreu no bairro União, orientando os moradores sobre as medidas básicas de prevenção de acidentes domésticos, assim como mitigar os mesmos.

Os temas dos quais houveram orientações, foram sobre acidentes domésticos que ocorrem com mais frequência nas residencias, como vazamentos de gás de cozinha, queimaduras de 1° grau, engasgamento das vias aéreas e acidentes por animais peçonhentos. Na Passagem Natal, uma das orientações passadas aos moradores das casas foi informar sobre os procedimentos a serem tomados na troca da mangueira e válvula do botijão de gás para evitar vazamentos, assim como verificar a data de validade destes, identificar na troca do botijão se há alguma irregularidade no mesmo como amassados, assim como verificar se há o selo do INMETRO.

Outro assunto abordado foi sobre as medidas tomadas em caso de queimaduras de 1° grau, que ainda há o mito de colocar café, creme dental e até manteiga, no entanto foi orientado para que colocasse somente água corrente da torneira no local lesionado. Sobre as medidas prevencionais, foi orientado os cuidados a serem tomados quando a casa ficar sozinha. Uma dos cuidados observados é a retirada da tomada dos aparelhos elétricos, fechar a válvula do botijão de gás e nunca deixar panela no fogo.

Notou-se que a maioria dos maradores desconhecem as medidas adequadas para evitar acidentes domésticos ou agem de maneira equivocada.O fato ocorrido nesta quinta-feira, demonstra a mobilização do CBMPA atuando na prevenção nos bairros em que há maior incidência desses tipos de ocorrências, orientando a população da melhor forma para evitar possíveis acidentes domésticos.