Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Prova do Forma Pará será neste domingo, em Bagre e Curuçá

Cursos serão ministrados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
07/02/2020 17h08

O próximo domingo (9) será movimentado em Curuçá, no nordeste paraense, e em Bagre, no arquipélago do Marajó. Será realizada nesses municípios a prova objetiva do Processo Seletivo Especial do projeto Forma Pará, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e em parceria com instituições públicas de ensino superior e prefeituras municipais.

O primeiro edital do Forma Pará este ano oferece 50 vagas no curso de Enfermagem, que será realizado em Curuçá, e 50 vagas no curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação em Química, em Bagre. Os cursos serão ministrados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Em Curuçá, 977 estudantes disputam as vagas, uma demanda de 19,54 candidatos por vaga. Já em Bagre, 429 pessoas se inscreveram, uma concorrência de 8,54 por vaga. O processo seletivo é realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), de 8h às 12h, simultaneamente, nos dois municípios.

Seleção – Os candidatos farão prova com 35 questões objetivas, sendo cinco de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Cada questão correta valerá um ponto, totalizando 35. Para não ser eliminado, o candidato deve acertar pelo menos 20% das questões, o que corresponde a sete pontos.

O edital do PSE prevê bônus de 10% sobre a pontuação da prova objetiva dos candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município em que o curso está sendo ofertado. A secretária adjunta da Sectet e gestora do projeto, Edilza Fontes, esclarece que o bônus é uma forma de possibilitar que estudantes que moram nos municípios ou em locais próximos tenham acesso às vagas.

“O principal objetivo do projeto é levar o curso superior às pessoas que não têm condições de sair de seus municípios para estudar nos grandes centros urbanos”, reforça a secretária.

Em Curuçá, a prova será realizada na escola estadual Maria de Nazaré Guimarães Macedo. Em Bagre, os estudantes farão a prova na escola municipal Rui Antônio Farias Lobato Filho. Os candidatos devem comparecer ao local designado com antecedência mínima de uma hora, munidos de caneta esferográfica de tinta preta ou azul (corpo transparente), portando o comprovante de inscrição e o documento de identidade original.

“Esta, certamente, é uma grande oportunidade para todos aqueles que desejam ingressar no ensino superior e dessa forma transformar suas vidas para melhor. Desejo a todos uma excelente prova no domingo”, diz o secretário da Sectet, Carlos Maneschy.

O resultado do PSE está previsto para ser divulgado até o dia 28 de fevereiro/2020.