Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BIODIVERSIDADE

Projeto Paisagens Sustentáveis beneficiará Unidades de Conservação no Pará

Ações previstas no Plano Operacional Anual devem iniciar a partir de março

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
05/02/2020 14h34

A Floresta Estadual do Iriri (Flota Iriri), em Altamira, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, delimitada entre Altamira e São Félix do Xingu, devem ser beneficiadas no Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e fomentado pelo Banco Mundial. As ações estão previstas para ocorrer a partir do mês de março, conforme o Plano Operacional Anual (POA), biênio 2020-2021, que foi aprovado durante a 2ª Reunião do Comitê Operacional, ocorrida em Brasília, nos dias 29 e 30 de janeiro.

O Comitê aprovou as ações do POA que vão vigorar até 2021

As duas Unidades de Conservação (UCs) beneficiadas estão entre as 26 geridas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), que também opera o Projeto Sustentáveis da Amazônia, no Pará, em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). De acordo com a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, a gestão integrada deve ocorrer por meio de estratégias complementares. "Entre os objetivos estão promover a recuperação da vegetação nativa, desenvolver sistemas produtivos sustentáveis, fortalecer as cadeias produtivas e implementar arranjos de gestão inovadores entre as Unidades de Conservação", ponderou a presidente do Ideflor-bio, Karla Bengtson.

As ações do Plano visam ainda a implantação do Centro de Treinamento em Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Juruti. “O Comitê aprovou o planejamento do POA visando consolidar as ações que vão vigorar até 2021. Isso inclui a elaboração do plano de gestão da Flota Iriri e da APA Triunfo do Xingu, assim como o fortalecimento das cadeias produtivas dessas UCs”, ponderou Cleyton Neder, engenheiro florestal do Ideflor-bio que participou do encontro no Ministério do Meio Ambiente.

Paisagens Sustentáveis - Iniciado em 2018, o projeto é coordenado pela Secretaria de Biodiversidade do MMA e tem como objetivos ampliar e aperfeiçoar o gerenciamento de Unidades de Conservação  estaduais e federais, além de aumentar a área sob recuperação, incentivar o uso sustentável das florestas e fortalecer as cadeias produtivas dos produtos da biodiversidade na Amazônia.

O projeto busca proteger a biodiversidade e implementar políticas e ações, considerando a economia e serviços ecossistêmicos. Para isso, são efetivadas iniciativas estratégicas por meio da gestão integrada da paisagem, políticas públicas e planos para a proteção e recuperação da vegetação nativa e a coordenação de projetos, capacitação e cooperação regional para a consolidação da matriz de ações.

Unidades de Conservação – As duas áreas foram criadas a partir de decretos estaduais do ano de 2006. A Flota Iriri é uma Unidade de Conservação de uso sustentável que está localizada integralmente no município de Altamira e abrange uma área de 440.493 hectares. Já a APA Triunfo do Xingu possui uma área total de 1.679.280,52 hectares, na qual 1.102.779,30 hectares (66%) situam-se no município de São Félix do Xingu e 576.501,22 hectares (34%) no município de Altamira. Ela integra o mosaico de áreas protegidas da Terra do Meio, constituído por UCs Federais e Estaduais, além de terras indígenas na região do Xingu.