Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTOS

Ação Cidadania garante serviços para moradores de Belém e Ananindeua

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
01/02/2020 10h58

“Este governo está dando muitas oportunidades para a população!”, a frase da cuidadora, Suellen Silandra, define bem o objetivo das ações que estão sendo realizadas pelo governo do Pará. Uma delas é a Ação Cidadania, que reúne serviços de diversos órgãos em um só um local. Hoje, na Ação no bairro do Guamá, em Belém, Suellen veio com os filhos para consultas médicas. Eu não estava conseguindo ir a médicos e aqui eu consegui para ginecologista e pediatria”, disse a moradora do bairro.

Desde sexta-feira (31), o bairro recebe as atividades organizadas pela Fundação ParáPaz, na Catedral da Familia, na Rua Barão de Igarapé-Miri. Ontem, cerca de 1.800 pessoas foram atendidas e a meta de hoje é ultrapassar o número de atendimentos para chegar a 2 mil moradores beneficiados.

Entre os serviços mais procurados, estão os de retirada de documentos. “A minha identidade estava com a foto manchada. Consegui um emprego, mas não aceitaram o documento do jeito que estava. Precisava atualizar isso urgente, então achei a ação excelente, as pessoas carentes precisam desses serviços. O bairro do Guamá melhorou muito em várias coisas, o policiamento, principalmente”, declarou Tatiane Amaral, camareira e moradora da área.

Neste sábado (1º), estão sendo ofertados serviços de emissão de identidade, certidão de nascimento, 2ª via de certidão de óbito, atendimentos médicos especializados, marcação de consultas para quem já tem encaminhamento médico, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão arterial, avalição e orientação nutricional, palestras sobre saúde da mulher e idosos, além de serviços de beleza como corte de cabelo e design de sobrancelha. Entre os órgãos envolvidos estão Secretaria de Segurança Pública (Segup), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Defensoria Pública do Estado e Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

“Aproximar a população do governo, abrir a aportas do governo do Estado para todos é a nossa missão. As ações são para garantir direitos básicos que, durante 16 anos, foram deixados de lado e agora voltam por meio dessas ações para levar até à população serviços de cidadania, saúde e atendimentos básicos. Onde estiver um paraense, o governo do Estado estará lá”. Nilson Lima, diretor de ações estratégicas da ParáPaz.

Os moradores do bairro do Guamá, em Belém, afirmam que sentem a presença do governo no bairro. “Eu senti muito a melhora na segurança, antes a gente não podia nem sair de casa. Agora, as viaturas estão nas ruas. Um dia desses uma viatura até nos ajudou em uma emergência. Hoje, eu aproveitei para tirar certidão de nascimento, eu não tinha e estou aproveitando. Espero que melhore mais ainda.Eu moro há 20 anos e nunca vi o Guamá desse jeito. Tá melhorando tudo”, comemorou Lorena Maia, moradora do bairro.

Hoje, também está sendo realizada Ação Cidadania, na área do Jaderlândia, em Aninandeua. As atividades seguem até às 14h.