Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Primeiro dia de ação soma 1,8 mil atendimentos gratuitos no Guamá

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
01/02/2020 09h03

Instalado pela primeira vez no bairro mais populoso de Belém, o programa Ação Cidadania, realizado pela Fundação ParáPaz, reuniu centenas de moradores na manhã desta sexta-feira (31) na Igreja Catedral da Família, no Guamá. Os atendimentos foram de 8h às 14h e sábado (01), as ações continuam.

O motorista de caminhão, Elias Ferreira (30), chegou cedo com a esposa e os dois filhos pequenos para solicitar uma nova certidão de nascimento, pois havia perdido a sua. “Era pra ter tirado há muito tempo, mas eu não sabia nem aonde ir, não tinha nenhuma informação. Quando cheguei aqui, fui encaminhado pro lugar certo e consegui resolver minha situação sem esperar muito”, disse, após finalizado o atendimento.

As dependências da igreja ficaram completamente lotadas. Mais de 20 serviços gratuitos foram disponibilizados à população, entre eles, consultas médicas com pediatra, ginecologista e clínico geral, limpeza dentária, testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C, aferição de pressão arterial, entrega de kit de higiene bucal, como também orientação sobre cheque moradia, negociação de débitos com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), embelezamento e emissão de documentos.

Trabalhando como saladeira em um restaurante, Ana Cristina Rodrigues (38) aproveitou a folga para usufruir de quantos serviços pudesse. “Cheguei sem pressa pra poder aproveitar tudo. Já fui no ginecologista, já vi sobre o cheque moradia, fiz limpeza nos dentes, bebi suco, comi bolo de banana e agora tô esperando pra cortar o cabelo e se der ainda quero fazer sobrancelha”, relatou Ana Cristina, que mora há anos no bairro e pela primeira vez teve acesso à tantos benefícios gratuitos em um só lugar.

Superação - A estudante de 19 anos, Rosiele Passos, tem motivos suficientes para comemorar. A jovem, que chegou acompanhada do seu pai, perdeu completamente a visão ainda pequena. Há anos realizou transplante de córnea em apenas um olho, atualmente, entretanto, ela enxerga bem menos do que gostaria, mas o suficiente para assinar, mesmo com dificuldade, o próprio nome no documento.

“A primeira identidade dela foi tirada há 18 anos. Não tinha como ela assinar, mas agora ela mesma sentiu essa necessidade”, contou José Elias Passos (43), enquanto via a filha se esforçando durante os procedimentos. “Pra gente não é só uma assinatura, significa muito mais que isso”. Já ela, mesmo tímida, comemorou a conquista. “É uma vitória pra mim e pra minha família”.

Necessidade - Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz, acompanhou o dia de atendimentos e reiterou o compromisso com o bairro. “Cerca de 1.800 pessoas passaram por aqui só hoje. O governo do estado reconhece a importância do Guamá e para suprir a grande demanda, a ação será realizada em dois dias”.

Mover - A criançada que esteve presente no local foi surpreendida com a Tenda Girassol, uma novidade lançada hoje. Nela, as crianças puderam cortar o cabelo, fazer maquiagem, penteado e pintura facial ao som de uma trilha musical infantil e com o espaço decorado com balões coloridos. A iniciativa faz parte do programa Mover, que visa a valorização da infância e adolescência, além da erradicação do trabalho infantil no estado.

“Foi a melhor parte da ação pra mim porque vi a felicidade da minha filha na hora da maquiagem. Apesar da deficiência no rosto, ela é muito vaidosa e sempre pediu pra eu maquiar o olho dela, mas eu não tenho nem os produtos. Hoje tá aproveitando a maquiagem com uma profissional e ainda é de graça”, revelou a dona de casa, Maria Valdete de Carvalho (45).

A ação continua no sábado (01), promovendo os mesmos serviços, no mesmo local e horário.