Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRA SEGURA

Após teste de carga, Ponte União está pronta para ser entregue

Nova estrutura vai religar a Alça Viária e retomar a navegação de forma segura e adequada

Por Kátia Aguiar (COHAB)
30/01/2020 15h33

A obra da Ponte União foi concluída em tempo recorde após o choque de uma embarcação com um de seus pilares.

Projetada para suportar o peso de mil toneladas na base de sua pista de rolamento, a Ponte União passou, nesta quinta-feira (30), pelo teste de carga, que começou às 3h da madrugada e seguiu até às 11h.

Os testes com caminhões garantiram a qualidade da estrutura da ponte.

A operação foi executada pelo engenheiro civil paraense Pedro Almeida, doutor em ponte pela Universidade de São Paulo (USP), e teve a supervisão do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea/PA), Renato Milhomem, que acompanhou a ação de perto. O presidente fez vistorias nas obras desde o dia que a ponte foi derrubada por uma embarcação clandestina que navegava no local no dia 6 de abril do ano passado.

“Hoje se faz história, é uma quebra de paradigmas para a engenharia paraense e brasileira, em relação ao tempo, a celeridade de uma obra e em termos de segurança. Estamos finalizando os serviços sem nenhum acidente de trabalho, e isso é extraordinário. Obra de tamanha complexidade em relação à logística, que foi elaborada para o trabalho durar 24 horas por dia, e também em relação à soluções de engenharia excepcionais que hoje se reafirmam com os testes de cargas executados com total êxito por uma das maiores autoridades em ponte estaiada do Brasil, o engenheiro Pedro Almeida”, destacou o presidente do Crea.

Foram feitos vários ensaios com 15 caminhões em situações de repouso ou de frenagem para fazer o monitoramento do comportamento da estrutura, que foi construída durante cerca de sete meses e, será entregue à população nesta sexta-feira (31), às 10h, pelo governador Helder Barbalho.
A construção da ponte em tempo recorde devolverá a população do Pará um dos principais acessos terrestres da Região Metropolitana de Belém (RMB) com o Sudeste e Sul do Pará.

Secretário Pádua Andrade destaca o momento histórico da entrega da ponte União.

Para garantir a robustez e segurança da obra, na base de sustentação da ponte foram utilizadas 45 estacas fincadas em média a mais de 50 metros de profundidade, algumas chegaram a 70 metros de profundidade e ainda 40 estais com cordoalhas (conjunto de cordas de alta performance). O mastro que sustenta o sistema da ponte foi construído com dois pilares de 3,5m por 5,5m, que atingiram a cota de 95m de altura, construídos sobre um bloco de concreto armado com 16m de largura e 28m de comprimento, escalonado numa altura de 10,80m.

Ao todo, a obra construiu 268m  que se juntaram aos outros 600m remanescentes da ponte, totalizando 868 metros. Toda a ponte está dotada de iluminação com sistema de captação solar distribuídos em 26 postes novos de um lado da pista a cada seis metros de distância um do outro. A Ponte União também recebeu nova sinalização náutica no tabuleiro a 30 metros de altura. Além da qualidade da obra, a estrutura está protegida em seus pilares ao longo do canal de navegação por defensas, que foram construídas com um casco de aço anelar, que envolvem os blocos de fundação, alcançando 57m no diâmetro maior e 36m no diâmetro menor.

Os segmentos dessas defensas visam impedir o afundamento imediato diante dos impactos de balsas, possibilitando sua reparação em tempo suficiente após um impacto.

“Estamos devolvendo a população do estado do Pará uma ponte de excelente qualidade testada e certificada, com sistemas de defensas em seus canais de navegação, que agora estão ampliados de 68 metros para 164 metros cada um”, disse Pádua Andrade.