Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRA FIRME

Eixo do Empreendedorismo do TerPaz incentiva profissionalismo e a cultura empreendedora

Por Valéria Nascimento (SECOM)
30/01/2020 13h17

O principal objetivo das secretarias e órgãos estaduais que integram o Eixo do Empreendedorismo, no TerPaz, é fortalecer a cultura empreendedora e a gestão dos pequenos empreendimentos e negócios nos bairros do Programa. Nesta quarta-feira (29), profissionais da Sedeme, Seac, Seaster, Banpará e do parceiro Sebrae estiveram no bairro da Terra Firme; nesta quinta-feira (30), vão ao bairro do Jurunas, das 14 às 17 h, na Escola Estadual Camilo Salgado, na Avenida Roberto Camelier, nº 823. A entrada é franca.

O Eixo Econômico do TerPaz trabalha para acelerar o crescimento da economia criativa por meio de palestras sobre empreendedorismo, gestão de negócios, financiamentos e orientações para a qualificação profissional nos Territórios pela Paz, na Região Metropolitana de Belém.

“O bairro da Terra Firme tem uma feira pujante, pode-se dizer que é um bairro empreendedor, com diversas atividades de comércio e serviços locais. As pessoas têm produção e revenda de artesanato e confecções, por exemplo’’, observou a coordenadora da rede local da Terra Firme, da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Gabriella Oliveira.

O TerPaz entrou no bairro da Terra Firme em 5 de outubro de 2019, e contabiliza boas histórias de gente empreendedora. Pessoas que já trabalhavam com o próprio negócio e a partir da absorção de novos conhecimentos e ideias só crescem. Exemplos não faltam. Morador da passagem São Luís, da Terra Firme, o Salomão Denny faz sucesso com a sua “Yakissoba Terra Firme Delivery’’ e o Benedito Ribeiro, da Passagem Ligação, está à frente de sua loja de confecções e anda satisfeito.  

“Meu marido é mecânico e penou para se formalizar, ter seu CNPJ. Com o que ouvi hoje, saio daqui sabendo que será mais fácil para mim ter meu CNPJ, me formalizar, porque agora tenho conhecimento e quero saber ainda mais’’, disse Carolyn Pacheco de Aniz, 18 anos, que reside no número 79 da Alameda Anajás, também na Terra Firme, e já comercializa peças de roupas infantis que ela compra em atacadões, em Belém, e revende por suas redes sociais.

Ao lado de Carolyn Carvalho, durante as palestras do Eixo do Empreendedorismo nesta quarta-feira, na Unidade Integrada TerPaz (UIPP) da Terra Firme, na Avenida Dr. Celso Malcher, estava também Francisca  Carvalho, 71 anos, a “Xica Góes’’, como ela própria fez questão de ser chamada.

Xica Góes é doceira e esteve na ação do Eixo do Empreendedorismo não apenas para obter conhecimento para si, mas sobretudo para defender os moradores de ilhas próximas de Belém, cujo forte é a fruticultura.

“Conheço ribeirinhos que moram em comunidades e trabalham com bacuri, cupuaçu, taperebá. Eles produzem doces e outras coisas, é tanta fruta que em época de safra faz lama nas ilhas. Eu queria que eles estivessem aqui ou que vocês fossem às ilhas para que eles cresçam e apareçam. Poucos conhecem e sabem de sua produção’’, disse Xica Góes para a equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Atenta à fala de Xica, a assistente social da Seaster, Risolina Santos, logo pegou os contatos da doceira para o aprofundamento da conversa sobre os ribeirinhos. E aproveitou para falar dos projetos e programas da Secretaria para capacitar profissionalmente e oportunizar a inserção no mercado, ações voltadas para jovens, adultos e artesãos.

Para a equipe da Sedeme, "o essencial é que aos poucos, as mudanças estão acontecendo e o TerPaz veio para ficar e gerar segurança e crescimento econômico e social’’, disse a técnica Mônica Martins, que esteve na ação ao lado de Manuela Ribeiro. Ambas integram a equipe da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS), da Sedeme.  

"Não são mudanças macros, são micros mas são um testemunho vivo que o TerPaz tem feito importantes transformações e oportuniza melhores condições de vida à população que mais precisa de apoio do Governo do Pará’’, ponderou Gabriella Oliveira.

SERVIÇO

Eixo Econômico do TerPaz
Local: Escola Estadual Camilo Salgado, na Avenida Roberto Camelier, nº 823, no bairro do Jurunas, em Belém.
Data/Hora: Nesta quinta-feira (30). Das 14 às 17 h.
Entrada aberta ao público.
Palestras sobre empreendedorismo e orientações para crescimento profissional