Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Menino que se destaca pelo potencial vocal ganha apoio do Estado para estudar música

A iniciativa visa contribuir para a formação do jovem cantor, e assim valorizar a cultura local e estimular a consolidação de novos talentos

Por Jackie Carrera (SECOM)
29/01/2020 14h59

O governador Helder Barbalho durante o encontro com Ronald dos Santos (d), no Palácio do Governo

Uma história de superação começa a ser escrita na vida do menino Ronald dos Santos, 10 anos. Morador da Ilha de Mosqueiro (Distrito de Belém), ele vai receber do Governo do Pará todo o apoio para estudar música, a fim de desenvolver o talento que tem para o canto. Nesta quarta-feira (29), Ronald e seus pais, Jaqueline Cordeiro e Raimundo Nonato dos Santos, foram recebidos pelo governador Helder Barbalho no Palácio do Governo. Na ocasião, o menino emocionou o chefe de Estado em rápida demonstração de seu potencial vocal.

“Nós queremos somar. O que o Ronald precisar para aprimorar e trabalhar o seu talento, a gente está aqui pra atender”, garantiu o governador no encontro, que contou ainda com a participação da deputada federal Elcione Barbalho e da superintendente da Fundação Carlos Gomes, Glória Caputo.

“É uma oportunidade muito grande estar com o governador e garantir esse incentivo pro meu filho. Só tenho que agradecer a Deus. Nunca pensei que iria abrir essa porta. Só felicidade”, disse a mãe de Ronald.

Ao ser apresentado à gestora da FCG, o menino demonstrou o dom para a música não só como cantor, mas também como compositor. Glória Caputo já integrou o menino à Fundação Amazônica de Música (FAM), instituição sediada em Belém. “Ele continuará estudando pela manhã na escola normal e, nas terças, quartas e quintas, virá estudar música na FAM, que é mais adequada pra idade dele. Vamos acompanhar seu crescimento de perto, e quando for o momento certo ele deve ingressar na Fundação Carlos Gomes”, explicou a superintendente da mais importante instituição de ensino musical do Estado.

Segundo Glória Caputo, Ronald é super dotado, tem ouvido absoluto e memória musical, além de demonstrar criatividade e afinação. Uma das habilidades é musicalizar qualquer texto.

O governador garantiu que o Estado dará toda a assistência necessária, médica e social, para a família que vive na Baía do Sol, em Mosqueiro, e é de baixa renda

A família também enfrenta problemas de habitação, que devem ser sanados com a articulação do governo estadual. A deputada Elcione Barbalho ressaltou que, além de incentivar a formação do menino na música, é importante o apoio integral. “A família tem uma condição muito difícil onde vive. O pai dele é pescador, mas parou de trabalhar porque está quase cego. Eles também têm um filho especial. O menino é um gênio, mas tá com peso abaixo da idade e as dificuldades podem interferir no desenvolvimento da criança. Por isso, o apoio do governo é fundamental”, reiterou a parlamentar.

O governador Helder Barbalho, Ronald, seus pais, a deputada Elcione Barbalho, a professora Glória Caputo e demais participantes da reunião

“É o sonho de mãe coruja ver meu filho cantando ópera. Ele foi no Conservatório, viu os instrumentos, se apaixonou e tá muito feliz", afirmou a mãe de Ronald.

O menino, que começará na próxima terça-feira (4) na FAM as aulas de violino, disse que “daqui pra frente eu gostaria muito de avançar mais nos meus estudos. Agora, com a FAM, será melhor pra mim. Desejo ser um cantor profissional”.