Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Grupo de Trabalho discute estratégias e planejamento do ‘Territórios Sustentáveis’

Na primeira reunião do ano foi reforçado o incentivo à preservação da floresta e à vocação natural das cadeias produtivas

Por Ronan Frias (DETRAN)
28/01/2020 23h49

O alinhamento estratégico e o planejamento das ações do Governo do Pará, dentro da política de atuação integrada do Programa “Territórios Sustentáveis” (TS), foram alguns dos principais temas em destaque na primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) formado por 11 órgãos do governo estadual e nove instituições públicas e de pesquisa, organizações não governamentais (ONGs) e setor produtivo.

O secretário Mauro O’de Almeida reforçou que não é possível preservar sem garantir atenção especial à sociedade"Nesta primeira reunião estamos pronto para iniciar um novo pensamento, de que não é possível preservar sem garantir atenção especial à sociedade. E Território Sustentável surge com esse propósito: entendermos o valor da floresta em pé, ao mesmo tempo em que valorizamos as aptidões naturais das nossas cadeias produtivas", ressaltou Mauro O'de Almeida, secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O GT é vinculado ao gabinete do governador do Estado, Helder Barbalho, e coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). "O ‘Territórios Sustentáveis’ é um programa de desenvolvimento econômico e social sem a abertura de novas áreas. Buscamos o aumento da produtividade e da renda. A nossa ideia é trabalhar a mudança de cultura produtiva para criar zonas livres de desmatamento ilegal para, dessa forma, ganhar espaço no mercado nacional e internacional", destacou Raul Protazio Romão, secretário adjunto de Recursos Hídricos, Clima e Bioeconomia da Semas.

Durante o encontro, os representantes da Semas informaram que o TS vai agir em nove sub-regiões de integração, onde serão realizadas ações socioambientais direcionadas a um público específico local, como produtores rurais, que possui o perfil de produção da região. Esse público receberá informações que agregarão conhecimento operacional à produção e atenção especial às necessidades.

Sustentabilidade - O objetivo inicial é garantir a adesão do público, a fim de aumentar a regularização dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), além de permitir o acesso adequado aos recursos hídricos de forma segura. As regularidades sanitária e fundiária também são eixos de atenção dentro das diretrizes do TS.

O diagnóstico social das propriedades, por meio das ações do programa, permitirá a execução de planos que ofereçam assistência técnica, extensão rural e insumos produtivos para aumentar a capacidade de produção do Estado. O acesso a linhas de crédito e à gestão financeira eficiente é considerado decisivo para o avanço socioambiental.

O desenvolvimento estadual frente ao mercado local e internacional, a garantia de origem livre de desmatamento ilegal e o respeito às normas ambientais são necessários para as ações do TS. A certificação da cadeia produtiva não garantirá apenas o acesso a novos mercados consumidores, mas também credenciará o produtor rural a agregar mais valor ao que é produzido de forma sustentável, afirmaram os integrantes do Grupo de Trabalho.