Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CENTUR

Edital abre espaço para exposição nas galerias da Fundação Cultural do Pará

Seleção pública irá contemplar sete propostas, com inscrições até 12 de março

Por Camila Barbalho (FCP)
29/01/2020 08h08

Galeria Benedito Nunes, no CenturA Fundação Cultural do Pará lançou, na terça-feira (28), a edição 2020 do "Prêmio Branco de Melo – apoio à produção artística". Publicada no Diário Oficial, a seleção pública oferece acesso às galerias da sede da FCP (Centur) para mostras de atividades artísticas, além de premiação em dinheiro. Até sete propostas serão contempladas com a cessão de pauta – sendo quatro para a Galeria Theodoro Braga e três para a Galeria Benedito Nunes. Os interessados podem se inscrever até 12 de março.

O edital tem como objetivo assegurar, de forma ampla e em igualdade de condições, o acesso de artistas a estes espaços por meio de normas e condições estabelecidas publicamente; além de fomentar a produção por meio de apoio financeiro e de infraestrutura. O programa também levará em consideração o equilíbrio da diversidade de linguagens artísticas.

O acesso será dado para "propostas de atividades artísticas, na forma de performances, exposição de desenhos, pinturas, fotografias, instalações, artes integradas, dentre outras linguagens da arte contemporânea e da cultura popular, apresentadas por artistas e produtores culturais", diz o edital.

Participação – As inscrições serão realizadas presencialmente, de 4 de junho a 18 de julho, no setor de protocolo da sede da Fundação. Para participar, o candidato deve apresentar, em um envelope fechado, o formulário de inscrição preenchido, a cópia simples do documento de identidade, currículo com comprovação documental das atividades sujeitas à pontuação, além de outros eventuais documentos demandados pelo edital, a depender da condição do concorrente. As folhas devem estar numeradas e assinadas. O edital completo está disponível no portal da Fundação.

Premiação – Os selecionados receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil, a ser recebida após a apresentação do trabalho – além da isenção do valor de aluguel do espaço e da cessão de equipamentos básicos a este. Ao final da mostra, o premiado deve doar uma das obras expostas, em escolha de comum acordo com a direção da galeria, para o acervo da Fundação.

Serviço:

Prêmio Branco de Melo – apoio à produção artística. Inscrições abertas até 12 de março, na sede da Fundação Cultural do Pará (Centur) – Av. Gentil Bittencourt, 650 - setor de protocolo (subsolo).