Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Parque da Cidade: edital será lançado pela Secult em fevereiro

A escolha do projeto do novo complexo cultural de Belém terá participação da população na Feira do Livro

Por Carol Menezes (SECOM)
28/01/2020 20h07

O Edital do Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo do Parque da Cidade deve ser lançado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), no próximo dia 5 de fevereiro. Nesta segunda fase do projeto, arquitetos e escritórios de Arquitetura e Urbanismo poderão inscrever propostas para avaliação e seleção, subsidiados pelas sugestões recebidas durante a consulta pública que termina na próxima sexta-feira (31 de janeiro), pelo site parquecidade.com

Por se tratar de um certame, esta fase será conduzida pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). As proposições deverão conter, obrigatoriamente, as sugestões mais votadas durante a consulta pública dentro dos eixos Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Paisagismo. O resultado dessa fase será conhecido durante a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes 2020, em maio, quando serão submetidas à votação popular as duas opções escolhidas por uma comissão técnica.

Ineditismo - A iniciativa de colocar a população como partícipe da construção do projeto é uma iniciativa inédita no Pará. "Tivemos um grande debate com a Fadesp, porque esse modelo de consulta não costuma ser aplicado nesse tipo de concurso. Mas por determinação do governador (Helder Barbalho), essa é uma participação tida como fundamental em todas as etapas", explicou o secretário adjunto de Cultura, Bruno Chagas.O diretor de Patrimônio da Secult, Helder Moreira, destacou a expectativa para a apresentação das propostas para o Parque da Cidade

É grande a ansiedade por parte dos profissionais que pretendem apresentar propostas para o espaço, que deve contribuir para a melhoria do desenho urbano da capital paraense. "Acredito que não ocorre algo assim aqui há pelo menos 20 anos. E como se trata de algo muito grande, um projeto de governo que será um legado, é grande o frenesi", ressaltou o diretor de Patrimônio da Secretaria, Helder Moreira.

De acordo com Bruno Chagas, a participação popular até o momento é considerada razoável. Os nove equipamentos mais votados por meio da consulta pública deverão fazer parte das propostas apresentadas ao edital - o que não significa que os arquitetos e escritórios não poderão propor outros equipamentos para ampliar as possibilidades de utilização do espaço. "Fui a uma entrevista em que falaram na possibilidade de ali haver um 'carimbódromo'. E por que não? Nosso objetivo é ter essa afinação e sensibilidade entre as sugestões recebidas via participação popular, que é o subsídio, e a liberdade criativa dos profissionais", acrescentou.

Maquetes - A expectativa é que os dois projetos definidos pelo edital para serem submetidos à votação popular fiquem expostos, em maquetes eletrônicas, durante o período da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Pelo site parquecidade.com e pelo aplicativo também será possível conferir detalhes das propostas apresentadas. A Secult ainda definirá se a votação entre os dois será presencial ou on-line.

A Secretaria pretende que o início das obras seja definido ainda este ano. "A partir dessa escolha, conseguiremos obter um planejamento e previsão de datas para a licitação do projeto escolhido, o que também depende do andamento das negociações entre o Governo do Estado e o Governo Federal em relação à cessão do espaço, que segue funcionando como aeroclube", informou o secretário adjunto.