Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa supera meta nas ações da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem

Houve avanço nos serviços básicos e exames especializados, além de ações específicas em várias regiões do Pará

Por Roberta Vilanova (SESPA)
28/01/2020 16h05

As ações da Campanha Novembro Azul são decisivas para os bons resultadosA Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) superou a meta pactuada para as ações na área de Saúde do Homem. Entre os principais resultados estão o aumento dos serviços básicos de saúde e de exames especializados para a população masculina. Segundo o coordenador Estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, os próximos desafios são definir as linhas de cuidado para o homem dentro da rede estadual de assistência e um indicador para acompanhamento e avaliação da implantação do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

A diretriz dessa política é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos seus contextos socioculturais, políticos e econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e o tipo de gestão adoto pelo Estado e municípios. “Assim, o objetivo é facilitar e ampliar o acesso masculino aos serviços de saúde, a partir da Atenção Básica, com a finalidade de reduzir a taxa de morbimortalidade”, disse Diego Cutrim.Diego Cutrim, coordenador Estadual de Saúde do Homem, destacou a ampliação do acesso masculino aos serviços de saúde

Sobre as ações realizadas em 2019, o coordenador apontou as oficinas para implantação e implementação do PNAISH, e Pré-Natal do Parceiro nas regiões do Rio Caeté (município de Bragança) e Metropolitana I (em Belém), e as campanhas Maio Amarelo e Novembro Azul. “No ‘Maio Amarelo’, realizamos um movimento para sensibilizar a população sobre os resultados da negligência e violência no trânsito, e no ‘Novembro Azul’ sensibilizamos a população masculina sobre a importância de cuidar da sua saúde, com um conjunto de ações educativas em diversos municípios”, relatou Diego Cutrim.

A Coordenação Estadual de Saúde do Homem também realizou quatro oficinas para a qualificação da PNAISH, Pré-Natal do Parceiro e Vida no Trânsito nas regiões Caeté (em Capanema), Araguaia (Conceição do Araguaia e Redenção), Carajás (Marabá) e Baixo Amazonas (Santarém), além de quatro monitoramentos nas regiões de Caeté (Capanema), Araguaia (Conceição do Araguaia e Redenção), Carajás (Marabá) e Baixo Amazonas (Santarém).