Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Moradores do Icuí-Guajará e vizinhos do bairro recebem formação ambiental

Curso envolve a transmissão do conhecimento da legislação ambiental, das políticas Nacional e Estadual voltadas ao meio ambiente e estimula a percepção de problemas ambientais da comunidade

Por Ronan Frias (DETRAN)
27/01/2020 14h11

Moradores do bairro Icuí-Guajará, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, participam de uma oficina de formação de Agentes Ambientais promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O evento, que faz parte do Programa do Governo do Pará Territórios pela Paz (TerPaz), começou nesta segunda-feira (27) e prossegue até sexta-feira (31). Outros seis bairros de Belém, Ananindeua e Marituba são atendidos pelo TerPaz, com ações interinstitucionais no reforço da segurança e cidadania dessas comunidades.

O curso preparatório acontece na Escola Maria de Nazaré Rios e envolve a transmissão do conhecimento da legislação ambiental, das políticas Nacional e Estadual voltadas ao meio ambiente e estimula a percepção de problemas ambientais da comunidade, com orientações para o planejamento e execução de planos de ações coletivas na busca de soluções às questões socioambientais do local.

O cientista ambiental da Semas, Raphael Sereni, informa que durante a semana serão apresentadas temáticas ambientais a fim de que os participantes identifiquem as realidades locais e proponham medidas mitigadoras e sustentáveis para o município de Ananindeua. “A formação de Agentes Ambientais no Icuí-Guajará conta com a participação da população local e também do bairro vizinho, PAAR, tornando a atividade muito mais interessante no âmbito dos debates e propostas de planos de ações a serem construídos pelos Agentes em formação”, avalia o palestrante.

A pedagoga Nelma Souza, liderança na Associação de Quadra do Residencial Uirapuru, onde reside, disse que é a primeira vez que participa de oficina ministrada pela Semas e considera muito oportuno o desenvolvimento do curso. “A iniciativa é muito boa e já estamos aprendendo coisas necessárias ao nosso dia a dia, para ajudar moradores do conjunto a cuidarmos bem do ambiente onde vivemos. Está sendo muito bom, excelente”, classifica a moradora.

“Essa formação tem por objetivo levar mais esclarecimentos sobre a necessidade de se fazer a conservação ambiental, despertando nos participantes o desejo de serem mais atuantes em suas comunidades. E eles já estão planejando levar pessoas diretamente responsáveis por desenvolver esse trabalho de preservação e sustentabilidade”, sustenta a pedagoga da Semas, Rosangela Santos, que também ministra a oficina.