Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RELIGIÃO E CULTURA

Imagem Peregrina chega à cidade portuguesa de Nazaré para encontro de devotos

Pará e Portugal estão unidos para transformar a devoção à Virgem de Nazaré em patrimônio da humanidade

Por Gabriel Marques (SECULT)
24/01/2020 16h07

A Imagem Peregrina, que percorre Belém no Círio, sendo recebida em PortugalO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e a Câmara da Confraria de Nossa Senhora Nazaré em Portugal, estão atuando juntos no levantamento e junção de elementos culturais para a candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora de Nazaré a patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Desde o dia 22 de janeiro, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré, que participa do Círio em Belém, está em Portugal para uma série de eventos ligados à campanha da candidatura.

Na noite desta sexta-feira (24), a imagem peregrina chega à cidade de Nazaré para o Encontro de Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré, e será recepcionada por autoridades de Portugal e do Brasil.Religiosos e demais devotos se unem na campanha pelo reconhecimento da Unesco

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, essa candidatura aproxima ainda mais Pará e Portugal, ativando o diálogo cultural e turístico que já existe e que tem vivido um fluxo cada vez mais intenso. “Queremos que os portugueses visitem cada vez mais o nosso Estado, que guarda, em várias cidades, heranças culturais importantíssimas para sua memória arquitetônica e artística. O Pará tem demonstrado a importância de fortalecermos essa relação com o país europeu, dando apoio para que a candidatura se consolide, fornecendo todas as informações necessárias”, ressaltou a secretária.

A expectativa para a candidatura, que deve ocorrer em março, é positiva. “Já estamos animados e com fé de que esta tradição - iniciada há mais de 800 anos, e que se manifesta em várias cidades do mundo - vai fortalecer os laços de afinidade e identidade que já são reconhecidos carinhosamente no coração de cada devoto”, acrescentou Ursula Vidal.

O culto a Nossa Senhora de Nazaré teria iniciado em Portugal, após um milagre atribuído à intercessão da mãe de JesusFé e devoção milenares – De acordo com um levantamento feito pela organização da candidatura, há mais de 200 registros de manifestações de fé à Virgem de Nazaré no Brasil, sendo a maioria no Estado do Pará. Embora a devoção tenha iniciado em Portugal, é em Belém do Pará que a manifestação de fé reúne milhões de pessoas todos os anos, no segundo domingo de outubro, durante o Círio e mais 12 romarias ao longo de duas semanas de festividade.

O culto teria começado no século XII, após um milagre atribuído à Virgem, que salvou a vida do nobre português D. Fuas Roupinho, cujo cavalo estacou na beira de um abismo após ele invocar a proteção de Nossa Senhora de Nazaré. Em Belém, o primeiro Círio data de 1793.