Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Secretaria de Obras apresenta pré-projeto de revitalização do Mangueirão

Projeto final deve ser apresentado à população em fevereiro

Por Barbara Brilhante (PGE)
22/01/2020 15h01

O pré-projeto de revitalização e readequação do Estádio Mangueirão foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (22), no Palácio do Governo, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) ao governador Helder Barbalho para que fossem realizadas considerações ou melhorias antes do projeto ser levado ao conhecimento da sociedade e dos clubes paraenses.  

“O nosso estádio precisa de obras de intervenção que possam adequá-lo às exigências das confederações esportivas e melhor servir aos nossos torcedores e clubes. Pensando nisso, iremos adequar arquibancadas, ampliar outras estruturas que permitam que a capacidade do estádio seja garantida. Estamos já na parte final para a consolidação deste projeto”. Helder Barbalho, governador do Pará.

Estiveram presentes, também, o vice-governador Lúcio Vale, além de representantes da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), do Ministério Público do Estado (MPE) e da Federação Paraense de Futebol (FPF).

“Estamos focados no atendimento ao torcedor e acreditamos na vontade política do governador em dar andamento a esta obra, que é altamente benéfica à população. Estamos aqui para acompanhar de forma integral”, complementou o promotor do MPE, Nilton Gurjão.

Desde novembro do ano passado, o Governo do Estado deu início ao processo de modernização da parte interna do estádio, a partir da contratação da empresa responsável em diagnosticar as necessidades emergenciais de obras e as mudanças necessárias em cumprimento às normas exigidas, atualmente, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

As obras serão realizadas a partir de um termo de cooperação técnica entre Sedop e Seel.

Desabamento – O Estádio Jornalista Edgar Proença (Magueirão) completa, este ano, 42 anos e a última grande reforma que recebeu foi no ano de 2000. Em janeiro de 2019, parte do reboco de uma das marquises da arquibancada desabou, danificando algumas cadeiras. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros foi acionado para vistoria e foram tomadas todas as medidas cabíveis para manter a segurança dos expectadores.  

“O governador está preocupado com a segurança dos torcedores, haja vista a idade do estádio e o desabamento do início do ano. Estamos cumprindo com a palavra do Governo do Estado, que se comprometeu em reformar o Magueirão para, acima de tudo, dar mais credibilidade aos torcedores”, reforçou Arlindo Silva, secretário da Seel.

Projeto – Dentre as principais melhorias, o projeto deve conter serviço de drenagem e reutilização da água do gramado; nova pintura; acessibilidade e sinalização para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; novas catracas e cadeiras para arquibancadas; redução no tempo de evacuação de torcedores, seguindo as normas de segurança exigidas; além de outros detalhes.

Atualmente, o Mangueirão está liberado para receber até 35 mil torcedores, número que segue abaixo da sua capacidade real. O objetivo, de acordo com o secretário executivo da Sedop, Ruy Cabral, é dar suporte para que o local atinja a sua capacidade máxima, de 45 mil pessoas.

“Ouvir todos os entes envolvidos neste projeto e fazer inserções são fundamentais, por conta da complexidade da obra. Nosso objetivo é tornar o estádio mais seguro, mais moderno e recuperar a sua real capacidade”, finalizou o secretário Ruy Cabral, da Sedop.

A previsão é que o projeto seja finalizado e apresentado à população do Estado até fevereiro deste ano, para que, a partir daí, seja dado início ao processo de licitação e contratação da empresa que executará os serviços.