Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Serviço de Farmácia do HC oferece assistência especializada aos pacientes

Setor é responsável pela orientação dos doentes quanto ao uso de medicamentos

Por Melina Marcelino (HC)
22/01/2020 09h20

A falta de orientação a um paciente em relação ao seu medicamento, informações incorretas sobre o uso e um mau acolhimento para o tratamento podem causar complicações na sua saúde. Para evitar que isso ocorra, o Serviço de Farmácia (Sefar) da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna elucida dúvidas e disponibiliza um atendimento individualizado, com o objetivo de auxiliar os doentes com os remédios.

“O paciente precisa ter entendimento sobre a medicação, como o seu uso, seus benefícios, seus efeitos, sejam eles bons ou ruins, e seus resultados”, explica a chefe do Serviço de Farmácia do Hospital das Clínicas, Roseane Porfírio. Segundo a profissional, todas as etapas de atendimento ao paciente são importantes e a farmácia hospitalar é fundamental para o bom andamento do tratamento. “É a partir desse serviço que o paciente consegue ter toda assistência quanto ao uso de medicamentos”, diz.

A farmácia ambulatorial ganha destaque nesse serviço. Por meio do sistema do Ministério da Saúde, funciona de forma especializada, atendendo pacientes com doenças mais complexas e de alto custo. O atendimento é individualizado e realizado pelo próprio farmacêutico.

Roseane Porfírio, chefe do Serviço de Farmácia do HC “O profissional avalia o paciente para determinar qual o tipo de medicamento, e orientá-lo quanto ao seu uso, as possíveis reações e os horários das doses. Esse atendimento funciona de segunda a sexta, nos dois turnos, e atendemos em média mil pessoas por mês. É um atendimento que fazemos para uma melhor qualidade no tratamento”, acrescenta a chefe do Serviço de Farmácia.

Além de estabelecer uma relação humanizada entre o paciente e o farmacêutico, o serviço composto por 20 farmacêuticos é responsável pela aquisição do medicamento, controle de recebimento e separação dele para outros setores do hospital, como as clínicas e as UTIs.

Existem cinco farmácias espalhadas pela FHCGV, sendo quatro Farmácias Satélites, que atendem a UTI Coronariana, UTI Adulto, SAT (Serviço de Apoio a Triagem) e o Bloco Cirúrgico; e a Farmácia Nuclear, que atende as clínicas e os demais serviços do hospital. Também é de responsabilidade do Serviço de Farmácia a dispensação e atendimento no serviço de Hemodiálise, que funciona no Centro de Hemodiálise Monteiro Leite (CHML).

“Estamos envolvidos em todo um ciclo do medicamento, seja ele o mais simples, que é a aquisição, recebimento, separação e dispensação do medicamento, bem como o ciclo mais complexo, que é o serviço de farmácia da clínica, à beira do leito da UTI. Fazemos o possível para que o paciente possa ter uma melhor qualidade no tratamento”, destaca Roseane Porfírio.

Dia do Farmacêutico – No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.