Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Projetos levam estudantes de Santarém para conhecer rotina do hemocentro

A iniciativa do órgão regional mostra aos alunos a importância vital da doação de sangue e medula óssea

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
21/01/2020 16h17

Alunos e professores viram de perto o serviço de coleta e os laboratórios do hemocentroO Hemocentro Regional de Santarém, no oeste paraense, aproveitou o início de ano letivo para executar os projetos “Educação em Saúde” e “Doador do Futuro”, que têm como finalidade mostrar a importância da doação de sangue para a sociedade. Como parte da programação, a equipe técnica do Hemocentro vai às escolas ministrar palestras sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão. Em outro momento, os alunos vão ao Hemocentro conhecer o funcionamento do ciclo do sangue, nos setores de coleta e laboratórios.

“Essas visitas despertam e reforçam a necessidade de se criar bons hábitos e ter um estilo de vida saudável. E quando os estudantes realizam um hemotur e conhecem o ciclo do sangue, eles abraçam a causa da doação de sangue e medula óssea. E é nesta hora que nasce um doador do futuro”, ressaltou Telma Suanne, assistente social do Hemocentro de Santarém.Novos doadores vão se juntando ao esforço de garantir sangue à rede de saúde

A estudante Carina Ribeiro, 16 anos, disse ter ficado “encantada” com o que viu durante a atividade no Hemocentro, nesta semana. “Foi muito interessante, pois estudamos em biologia essa questão do ciclo do sangue. Mas quando a gente conhece de perto, se sensibiliza e dá vontade de doar e de conversar com outras pessoas para vir doar. A gente só ouvir falar em doação lá fora é bem diferente de quando a gente conhece a necessidade aqui dentro”, reiterou Carina, que prometeu voltar com os responsáveis para se tornar doadora de sangue.

A professora Caroline Araújo acompanhou o grupo de estudantes e também ficou sensibilizada, e acabou se tornando mais uma doadora. “Esta foi a minha primeira doação, e foi uma das melhores experiências que já tive. A sensação de poder ajudar a salvar vidas foi uma das mais recompensadoras. E agora pretendo voltar mais vezes”, garantiu a professora.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). No momento do cadastro, o voluntário também deve expressar a vontade de ser doador de medula óssea, pois será feito um cadastro diferenciado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Estudantes, professores e funcionários do hemocentro

Serviço: O atendimento no Hemocentro de Santarém é de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30. A unidade está localizada na Avenida Frei Vicente, 696, entre as alamedas 30 e 31, bairro Aeroporto Velho. Mais informações disponíveis pelo fone (93) 3524-7550.