Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REMIÇÃO PELA LEITURA

Ioepa firma parceria com projeto de leitura para presidiários

Todos os livros utilizados no projeto são doados.

Por Ailson Braga (IOE)
21/01/2020 15h11

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio de seu presidente, Jorge Panzera, retomou a parceira com o projeto Remição Pela Leitura – A Leitura que Liberta, da Defensoria Pública do Estado, nesta terça-feira (21), em reunião na sede da Ioepa, com a presença de Ana Izabel Santos, defensora pública do Estado; Andréa Pastana, professora da Seduc e integrante do projeto; e Patrícia Moraes, coordenadora do projeto pela Secretaria de Educação.

O projeto foi instituído no Pará em 2017 e é uma parceria da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Defensoria Pública e a Ioepa, que ficará todo o material impresso para o Encontro Paraense de Remição da Pena pela Leitura deste ano, além do informativo, cadernos e livros que possam surgir a partir dos desdobramentos das ações do projeto.

O projeto usa a leitura de livros para diminuição do tempo de encarceramento de presos da Susipe na região metropolitana e de outros municípios do Pará. O objetivo é tornar possível a remição de pena pela leitura no Pará, prática que já era adotada em outros estados. Todos os livros utilizados no projeto são doados. São títulos dos mais variados temas como ação, literatura brasileira e mundial, ficção, aventura, romances, autobiografias, história, filosofia, sociologia e política.

Segundo Ana Izabel Santos, defensora pública do Estado, explicou que o apoio da Ioepa é fundamental porque o material impresso deu visibilidade ao projeto.

“O apoio da Ioepa mostrou o que fazíamos dentro dos presídios, já que informativo circula dentro do sistema penitenciário do Estado e todos os textos são feitos pelos presos leitores”, explicou a defensora pública.

Ana Izabel Santos disse ainda que o projeto paraense se diferencia de projetos similares de leitura no cárcere de outras partes do Brasil: “Nosso diferencial é que, além dos presos saírem do cárcere, eles são acompanhados frequentemente por dois professores do projeto. Então, não basta ler o livro e fazer a produção textual, há um acompanhamento próximo para aprimoramento da leitura e aperfeiçoamento da escrita”, observou Ana Izabel Santos.

Andréa Pastana, professora da Seduc e integrante do projeto informou que a cada leitura de um livro e a produção textual acerca da obra, o preso pode remir quatro dias de sua pena.  Patrícia Moraes, coordenadora do projeto pela Seduc agradeceu a disposição da Ioepa em continuar a parceria com a iniciativa. “Para nós, do Remição Pela Leitura, é de extrema importância esse envolvimento da Imprensa Oficial do Estado”, opinou Patrícia Moraes.

Jorge Panzera, presidente da Ioepa, ressaltou a importância do projeto devido o seu impacto social. “A reinserção pela leitura para as pessoas inseridas no sistema prisional é uma iniciativa importantíssima e nós, da Imprensa Oficial, vamos colaborar com o material impresso. Trata-se de uma área que é importante porque nós precisamos buscar caminhos de fazer com que as pessoas que, por algum motivo, enveredaram pelo caminho do crime, tenham condição de se reinserir na sociedade; ter um caminho de construção de vida, com trabalho, com dignidade. E a cultura e a literatura sempre são um bom caminho pra isso”, finalizou Panzera.