Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HQS

Fundação Cultural do Pará promove 6ª Semana do Quadrinho Nacional

Evento vai reunir em Belém lançamentos, desenhos ao vivo, sessão de autógrafos e exposições

Por Camila Barbalho (FCP)
21/01/2020 12h36

A Fundação Cultural do Pará realiza, neste mês de janeiro, a 6ª Semana do Quadrinho Nacional. O evento ocorre de 27 a 31 e reúne, entre outras atividades, lançamentos de HQs, desenhos ao vivo, sessão de autógrafos e exposições. A programação será no 3º andar do prédio-sede da FCP (Centur), pelo turno da tarde, com entrada franca.

O objetivo do evento é colocar em destaque o quadrinho produzido no Brasil e valorizar esta linguagem como forma de expressão artística – com atenção especial à produção paraense. Palestras, workshops, concursos de quadrinhos e a já tradicional feira de expositores Beco dos Artistas são algumas das atrações da semana, acentuando a proposta de oferecer ao público conhecimento e entretenimento, além de incentivo para ler e produzir quadrinhos.

Ao longo dos seis anos de realização da Semana do Quadrinho Nacional, diversos temas foram abordados em palestras e bate-papos, desde questões relativas ao mercado e linguagem até produções acadêmicas sobre o formato. Pautas da atualidade, como a representação do negro nas HQs e o feminismo nas edições, também são abordadas no evento.

Semana do Quadrinho – A Semana do Quadrinho Nacional foi criada em 2013, como proposta de prolongamento do Dia do Quadrinho Nacional. Comemorada no dia 30 de janeiro, a data celebra o aniversário de publicação de “As Aventuras de Nhô Quin” ou “Impressões de uma Viagem à Corte” (1869), de Ângelo Agostini – italiano que firmou carreira no Brasil.

O Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado pela primeira vez em Belém no ano de 1992, na Casa da Linguagem – proposto pelo grupo de quadrinhos Ponto de Fuga, que também participou da organização do evento. De lá para cá, a data vinha sendo festejada por grupos de quadrinhos e quadrinistas em parcerias com instituições públicas, até se tornar um evento realizado regularmente pela Fundação Cultural do Pará.

A programação completa está disponível no portal da Fundação.

Serviço:

6ª Semana do Quadrinho Nacional. De 27 a 31 de janeiro, no prédio-sede da FCP, 3º andar (Centur). Entrada franca.