Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESULTADOS

Núcleo de Prevenção da Violência realiza quase 18 mil atendimentos sociais em 2019

Órgão da Polícia Civil desenvolve atividades lúdico-pedagógicas e socioeducativas no combate à violência

Por Luiz Cláudio (PC)
21/01/2020 09h00

A Polícia Civil do Pará, por meio do Núcleo de Pacificação e Prevenção da Violência (Nuprev), realizou quase 18 mil atendimentos sociais em 2019. O Nuprev foi criado para coordenar os atendimentos prestados pelo Serviço Social nas Delegacias da Polícia Civil. As unidades com maior número de atendimentos sociais foram as seccionais da Marambaia, Cidade Nova, Terra Firme, Sacramenta e do Guamá, na Região Metropolitana de Belém.

O Nuprev visa coordenar ações que ocorrem nas unidades policiais, por meio de atividades lúdico-pedagógicas e socioeducativas, e ainda realizar diversos tipos de atendimentos, desde conflitos familiares, desentendimentos entre vizinhos, conflitos conjugais, violações de direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas, a casos de calúnia, difamação e discriminação. A procura pelo serviço ocorre de forma espontânea pela comunidade, por meio de registro de Boletim de Ocorrência (BO) e pelo serviço Disque-Denúncia.

Diálogo – A assistente social Graciane Lucas, coordenadora do Nuprev, informou que desde 2012 o Núcleo promove ações socioeducativas, com a finalidade de prevenir a violência, por meio de práticas não violentas.

“Dentro deste planejamento metodológico é utilizado o diálogo para a mediação de conflitos. Normalmente, as demandas vêm de forma independente, chegam até a unidade policial e passam pela parte administrativa, que por sua vez demanda para o setor social, onde é estabelecido o diálogo, podendo ou não a outra parte denunciada ser convocada”, explicou a assistente social.

Graciane Lucas acrescentou que “as ações têm como objetivo prevenir situações capazes de gerar violência e criminalidade. Têm por meta, também, exercitar a cidadania por meio do trato das questões sociais que necessitam de acesso à rede de serviços, e ainda através de esclarecimentos, orientações e encaminhamentos para atendimentos sociais, assistenciais e jurídicos”.

Segundo a coordenadora, o trabalho desenvolvido pelos técnicos da área social é precedido de um planejamento socioeducativo, feito em parceria com as políticas setoriais (saúde, educação, social etc.).
“Normalmente, os eventos são planejados com base em datas sociais, como 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e 8 de Março, Dia da Mulher. Cada unidade da Polícia Civil é responsável por realizar as atividades no seu território de abrangência, seguindo sempre o planejamento”, enfatizou Graciane Lucas.

Atualmente, os assistentes sociais da Polícia Civil atuam nas seccionais Urbanas da Região Metropolitana de Belém (Ananindeua e Marituba); no município de Abaetetuba e em delegacias e divisões especializadas, como a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data); Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Proteção ao Idoso (Dpid) e Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS).

Publicação – Em dezembro de 2019, foi lançado, na Universidade Federal do Pará (UFPA), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, o livro “Trabalho Social no Campo da Segurança Pública, Direitos Humanos e Educação no Contexto Amazônico”, que trata sobre o trabalho social da Polícia Civil do Pará.