Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ONLINE

Jucepa inicia cronograma de implantação do processo 100% digital no Pará

Processos de abertura, alteração e extinção de empresas, bem como, a autenticação de livros, passarão a tramitar somente pelo meio virtual

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
20/01/2020 13h35

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) inicia, nesta segunda-feira (20), o calendário de implementação de serviços exclusivamente digitais, tornando o registro de empresas no Estado 100% online. Os processos de abertura, alteração e extinção de empresas, bem como, a autenticação de livros, conforme as datas estabelecidas, passarão a tramitar somente pelo meio virtual, facilitando para todo o cidadão que desejar registrar seu negócio e, tornando o processo também mais seguros sob aspecto jurídico. Neste primeiro momento, os serviços da Jucepa serão exclusivamente digitais para os tipos jurídicos de S.A Cooperativa, Empresas Públicas e Consórcios.

Com o intuito de viabilizar o acesso às informações para os usuários do órgão, como servidores públicos municipais e estaduais, contadores, demais profissionais e estudantes interessados no processo de registro empresarial, a Jucepa promove, constantemente, eventos de capacitação sobre o registro digital, a Redesim e o sistema Integrador Pará, na capital e no interior, com foco nos serviços que se tornarão exclusivamente digitais. Para tanto, durante o ano de 2019, foram ofertadas mais de 20 palestras, pelo Estado, com participação de mais mil pessoas, assim como, foram realizados 13 minicursos, dos quais participaram mais de 400 servidores municipais e estaduais para garantir que o processo digital funcione.

Segundo a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, a capacitação será uma oportunidade aos profissionais da área e demais interessados no tema para esclarecer suas dúvidas e proporcionar um melhor entendimento de como funciona o registro digital.

“Dando continuidade ao projeto de simplificação do processo de legalização de empresas, a Jucepa está implementando o calendário que torna o meio digital como ferramenta única para o registro de empresas. Dessa forma, oferecemos um programa de capacitações para o público em geral a fim de que possam aprender e se familiarizar com a ferramenta”, Cilene Sabino - presidente da Jucepa.

Outra novidade são as vídeos aulas sobre o processo 100% digital, disponibilizadas no canal da Jucepa no Youtube e que tem como objetivo tirar as dúvidas e capacitar os usuários sobre o processo digital. Além disso, na quarta-feira (22), a equipe da Jucepa estará realizando uma Live pelo mesmo canal para conversar com usuário sobre a implantação do processo e para tirar dúvidas. 

Registro Digital

Segundo o secretário geral da Autárquico da Jucepa, Fernando Velasco, a assinatura digital, realizada com certificação digital, dificultando a falsificação de documentos. “Os processos digitais podem dar mais segurança ao cidadão que utilizará a certificação digital para assinar os processos, evitando o uso indevido de nome no quadro societário das empresas”.

Além da Jucepa, outras juntas comerciais já trabalham com o registro digital de empresas, como são os casos de Minas Gerais e Roraima que já operam com serviços de abertura, alteração e extinção de empresas exclusivamente pela internet. As juntas do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul também já estão trabalhando com calendário de serviços 100% digitais.

Ouça a matéria completa: