Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E CULTURA

Estado garante infraestrutura e segurança na abertura do Parazão

Quase 300 policiais militares, além de bombeiros e servidores da área de saúde, foram mobilizados para o evento esportivo

Por Dayane Baía (ARCON)
19/01/2020 21h00

O governo preparou o Mangueirão para um grande espetáculo esportivo e cultural na abertura do Parazão 2020A bola rolava no gramado do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) neste domingo (19), no jogo entre os clubes do Remo e Tapajós, na abertura oficial do Campeonato Paraense de Futebol 2020, e equipes de diversos órgãos do Governo do Estado trabalhavam para garantir a organização, infraestrutura e segurança para as torcidas. O início do Parazão ocorreu aos moldes dos grandes eventos esportivos mundiais, sem deixar de lado as peculiaridades da região, inclusive a chuva da tarde, sempre presente nesta época do ano.Os clubes do Remo e Tapajós abriram oficialmente o Campeonato Paraense 2020

Desde antes da abertura dos portões do estádio, os torcedores puderam constatar o esquema de segurança. A Polícia Militar mobilizou 290 agentes dos batalhões da Cavalaria, Motopoliciamento, Rotam e Batalhão de Polícia Ambiental. O público também contou com o atendimento de outros órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado de Saúde Pública Sespa, além de equipe do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Policiamento na área externa ofereceu tranquilidade aos torcedoresPara a bancária Wilma Soares, estava tudo favorável para a confraternização anual do Grupo Dispara Leão, que ela criou há 10 anos para assistir aos jogos. “Trazemos churrasco, bebidas, cadeiras e hoje trocamos presentes com o tema do remo”, informou Wilma Soares. O churrasco também não faltou no cardápio do Grupo RemoBeer, formado pelo professor Sandro Bezerra. “Sensação de felicidade. Estávamos há certo tempo sem nos reunir em jogos oficiais. E todo mundo aqui se aproximou pela paixão em comum pelo time”, contou o professor.

Hilbert Nascimento, da Rede Cultura, disse que a programação foi preparada para ″dar ao público o produto que ele merece″O horário da abertura oficial do Parazão foi se aproximando, e o céu já anunciava a tradicional chuva da tarde. “Nós estávamos trabalhando com um plano B, e a chuva veio para brindar o início dessa temporada. A nossa preocupação é dar ao público o produto que ele merece, mostrando a importância do futebol paraense. Nada disso teria sentido se nós não tivéssemos um grande apoio do Governo do Estado, através do governador Helder Barbalho, que é um entusiasta do esporte e da comunicação. O povo, o Pará, a nossa cultura e o esporte, merecem um tratamento como esse. Agora, está nas mãos dos times. Eles têm que fazer a sua parte dentro de campo”, disse Hilbert Nascimento, presidente da Rede Cultura de Comunicação, que investiu R$ 3 milhões na aquisição dos direitos de transmissão, além de expandir a qualidade do sinal da TV Cultura.

Na arquibancada, as torcidas incentivaram os times e pediram pazE o público aprovou. “Achei a apresentação ótima do grupo folclórico. Foi bem organizado, no horário certo. Como estamos em Belém não tem como faltar a nossa chuva da tarde, que alegrou mais nosso evento. Nosso jogo foi suado. Se não for, não é o Remo, que deixa nossa alegria no finalzinho que a gente merece. Trouxe meu filho João Victor, que entrou com jogadores em campo e foi pé quente. Sempre trago ele em todos os jogos”, contou o assistente administrativo Marcelo Dias. Depois de uma disputa acirrada entre Remo e Tapajós, o gol de Wesley saiu no último lance da partida, para a explosão de alegria da equipe e torcida azulina.O assistente administrativo Marcelo Dias e o filho, João Victor

Apoio institucional - Com o patrocínio máster de R$ 4.218.000,00, o Banco do Estado do Pará (Banpará) ganhou destaque na identidade visual do campeonato, principalmente a taça cobiçada pelos times Remo, Paysandu (ambos de Belém), Águia (de Marabá), Bragantino (Bragança), Carajás (Outeiro, distrito de Belém), Castanhal, Independente (Tucuruí), Itupiranga, Paragominas e Tapajós (Santarém). “O Banpará apoia eventos culturais, sociais e esportivos, e um evento dessa magnitude, o Banparazão, não poderia ficar de fora. É o evento que mexe com as torcidas de todo o Estado. Este ano tem sete times do interior e três da capital. É uma grande abrangência”, ressaltou o presidente do Banpará, Braselino Assunção.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Arlindo Silva, lembrou que ano passado havia uma preocupação sobre a estrutura do Mangueirão. “A torcida, na época, foi amedrontada e deu tudo certo. Nós estamos agora com mais um Parazão, e podemos oferecer total segurança às torcidas”, afirmou o secretário.

Adélcio Torres, presidente da FPF, agradeceu o empenho do Governo do Estado e ao públicoA Federação Paraense de Futebol (FPF) avaliou que o evento se equipara a outros campeonatos do país. “Um início de campeonato muito bonito, como nunca tinha visto antes. O público gosta de novidades, atrações, e só temos a agradecer o empenho do Governo do Estado e ao público paraense, de estar prestigiando seus clubes”, disse Adélcio Torres, presidente da Federação.

Cenas da galera - Nos bastidores da partida de abertura oficial do Pazarão, dois jovens atendidos em ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) no bairro da Cabanagem, em Belém, gravaram momentos das torcidas para o Portal Cultura. A ação é um exercício da formação em Comunicação Integrada, do Projeto Cenas da Paz, promovido pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). A Cavalaria também foi mobilizada no esquema de segurança

“Está sendo uma experiência maravilhosa, porque é a primeira vez que eu entrei no campo do Mangueirão. Normalmente estou nas arquibancadas, pois minha família sempre frequentou os jogos. Meu sonho é ser jornalista; hoje é uma grande oportunidade. Preciso me esforçar, ter fé e estudar bastante para conseguir realizá-lo”, declarou a estudante Rhuany Claudete.